A dúvida e o crescimento ainda moram aqui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paulo Nuno Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13071
Resumo: No sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal.
id RCAP_9997ef7b2515a0f336784ff32b0208e8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A dúvida e o crescimento ainda moram aquium relato de uma experiência em EPE e 1º CEBEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSousa, Paulo Nuno Gonçalves2016-04-11T13:51:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13071201335360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
um relato de uma experiência em EPE e 1º CEB
title A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
spellingShingle A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
Sousa, Paulo Nuno Gonçalves
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
title_full A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
title_fullStr A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
title_full_unstemmed A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
title_sort A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
author Sousa, Paulo Nuno Gonçalves
author_facet Sousa, Paulo Nuno Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Paulo Nuno Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description No sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T13:51:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13071
201335360
url http://hdl.handle.net/10400.26/13071
identifier_str_mv 201335360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301271451009024