A dúvida e o crescimento ainda moram aqui
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13071 |
Resumo: | No sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal. |
id |
RCAP_9997ef7b2515a0f336784ff32b0208e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A dúvida e o crescimento ainda moram aquium relato de uma experiência em EPE e 1º CEBEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSousa, Paulo Nuno Gonçalves2016-04-11T13:51:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13071201335360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.207960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui um relato de uma experiência em EPE e 1º CEB |
title |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
spellingShingle |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui Sousa, Paulo Nuno Gonçalves Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
title_full |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
title_fullStr |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
title_full_unstemmed |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
title_sort |
A dúvida e o crescimento ainda moram aqui |
author |
Sousa, Paulo Nuno Gonçalves |
author_facet |
Sousa, Paulo Nuno Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Paulo Nuno Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
No sentido de possibilitar a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo do último período de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, que se circunscreveu numa intervenção pedagógica em ambas as valências anteditas. Após perfurar os ambientes educativos onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas nos dois níveis de ensino, sintetizam-se, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e as aprendizagens obtidas nos estágios profissionalizantes. A reflexão surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo, tendo, neste sentido, sido igualmente destacadas experiências que tiveram um impacto primordial durante a intervenção pedagógica. Assim, elegidas pela presença e influência que carregaram ao longo deste processo, são elencadas experiências-chave temáticas – todas elas vistas como potencializadoras no processo ensino-aprendizagem e suportadas com literatura especializada – que abordam, sem ordem em particular, a possível existência de uma aliança entre o Mundo da fantasia e a aproximação ao saber, as influências da tecnologia, da música e de uma utilização ponderada de estratégias motivacionais em sala, passando pelo relato e aprofundamento de uma experiência de articulação cooperativa. Em regime transversal, ergue-se igualmente um trabalho de investigação que surgiu do interesse em dar voz às crianças, procurando apreender o modo como as mesmas percecionam o ambiente escolar em que estão envolvidas. Este percurso visou um aprofundamento do contacto com a realidade da profissão e de competências efetivas de observação e intervenção educativas e a articulação do saber-fazer (“savoir-faire”) com a definição de pressupostos curriculares, coerentes e orientadores de uma intencionalidade educativa e de uma pedagogia estruturada. Ao longo do processo de formação profissional – no papel de estagiário –, aglomerou-se um leque de experiências marcantes, aliadas a desafios aliciantes que vieram veicular a minha progressão a nível profissional e pessoal. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-11T13:51:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13071 201335360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13071 |
identifier_str_mv |
201335360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015043944448 |