Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, André
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11623
Resumo: Esta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.
id RCAP_99fbe343c5389244be6eb0836c0e9111
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02Aeronavegabilidade; Gasolina; Materiais Compósitos; Resina Epóxi; Sistema de Combustível; UAV.Esta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.Academia da Força AéreaRepositório ComumMaia, André2016-03-03T11:27:09Z2015-03-09T00:00:00Z2015-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:05:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:14.438976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
title Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
spellingShingle Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
Maia, André
Aeronavegabilidade; Gasolina; Materiais Compósitos; Resina Epóxi; Sistema de Combustível; UAV.
title_short Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
title_full Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
title_fullStr Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
title_full_unstemmed Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
title_sort Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02
author Maia, André
author_facet Maia, André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, André
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronavegabilidade; Gasolina; Materiais Compósitos; Resina Epóxi; Sistema de Combustível; UAV.
topic Aeronavegabilidade; Gasolina; Materiais Compósitos; Resina Epóxi; Sistema de Combustível; UAV.
description Esta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-09T00:00:00Z
2015-03-09T00:00:00Z
2016-03-03T11:27:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11623
url http://hdl.handle.net/10400.26/11623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia da Força Aérea
publisher.none.fl_str_mv Academia da Força Aérea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130366630428672