Caracterização do Sistema de Propulsão do UAS ANTEX X-02
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11554 |
Resumo: | Os Recursos Humanos são o elemento fulcral de qualquer operação, e assim, as operações aéreas não são exceção. Todavia, com a galopante evolução tecnológica tem-se vindo a assistir a uma mudança de procedimentos, na qual as tripulações outrora operando a bordo das aeronaves e expostas a elevados riscos, mantêm atualmente e de forma remota, o controlo das plataformas. É nesta sequência que surge o conceito de Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS), constituído pelas estações em terra, plataforma e link de comunicações. Atualmente, na Força Aérea (FA), o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA), realiza investigação em tecnologia para estes sistemas, fabricando e operando os seus protótipos. Os sistemas propulsores assumem um papel preponderante no desempenho dos UAS, uma vez que é graças a estes que as aeronaves conseguem a velocidade necessária para vencer a força da gravidade e voar. Deste modo, a escolha de um bom sistema propulsor aliado ao conhecimento da sua caracterização é a chave para o sucesso da missão. No sentido de averiguar a caracterização dos sistemas propulsores operados no UAS ANTEX-X02 Alfa Extended, da FA, foram realizados ensaios e determinadas as suas características. Procurou-se analisar os sistemas propulsores em termos de impulso gerado e consumo específico, concluindo-se que o melhor hélice para cada motor é: • Toni Clark- Zenoah Titan ZG20: 16x8 APC • Toni Clark- Zenoah Titan ZG26SC: 16x8L MENZ-S • 3W- 3w 28i: 18x10 GRAUPNER Observou-se ainda que o melhor regime de operação para cada motor com o respetivo hélice, tendo em conta o menor consumo específico, é: • Toni Clark- Zenoah Titan ZG20- 6000 RPM • Toni Clark- Zenoah Titan ZG26SC- 7200 RPM • 3W- 3w 28i- 7200 RPM Com o intuito de facilitar e uniformizar procedimentos foi elaborado um manual com instruções sucintas para a operação de cada motor. Na presente tese de dissertação estudou-se a aplicabilidade do método The Bootstrap Approach ao Alfa Extended. Esta metodologia permite uma análise do desempenho da plataforma, num ambiente de operação real (em voo), revelando-se uma vantagem face aos testes em túnel de vento. Por fim, sendo o Alfa Extended uma plataforma aérea, existe todo o interesse em operá-la em conformidade com a legislação, não descorando a segurança da operação. Deste modo, averiguou-se qual a legislação aérea em termos de aeronavegabilidade, aplicável a esta aeronave. |
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