O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19323
Resumo: O elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados.
id RCAP_9d34e895a1509c680dab651b91b8fa78
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficáciaElogioAuto-estima -- Self esteemMotivaçãoAuto-eficácia -- Self-efficacyOrgulho autêntico e arroganteCriatividade -- CreativityPraiseIntrinsic motivationAuthentic and hubristic pridePsicologia das emoçõesO elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados.Praise can influence individual beliefs about their abilities. Culturally, praise is considered positive and socially desired, aiming to increase self-esteem and motivation. However, several studies indicated negative effects on motivation, emotions, self-esteem and performance, due to person praise being associated with a fixed and stable mindset (e.g., you are intelligent). In contrast, the literature shows positive effects of compliment, when applied to the effort, since it is associated with a more malleable and more likely to develop mindset (e.g. you engaged in this task). This study aims to understand the effect of praise (on person vs. effort) on creativity, considering as mediators: self-esteem, pride, intrinsic motivation and also the moderating effect of self-efficacy. Time taken to complete the task was considered as an indirect indicator of motivation. The experimental study was conducted in a school and the participants (N = 88, 10-14 years) were randomly selected for three experimental situations using an android application specifically created for this study that issued one of the following feedbacks: person praise, effort praise or no praise. To measure creativity, a multidimensional creativity test was used to measure innovation and adaptation, associated to unconventional and conventional thinking, respectively. Contrary to expectations, the results did not support the main hypotheses. However, when considering self-efficacy, it was found that the compliment had an impact on innovation in individuals with higher perception of self-efficacy. Further research will be needed to deepen the relevance of these results.2020-01-14T11:55:49Z2019-12-06T00:00:00Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19323TID:202331687porNóbrega, Andreia Tibúrcia Câmarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:12.862140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
title O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
spellingShingle O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
Elogio
Auto-estima -- Self esteem
Motivação
Auto-eficácia -- Self-efficacy
Orgulho autêntico e arrogante
Criatividade -- Creativity
Praise
Intrinsic motivation
Authentic and hubristic pride
Psicologia das emoções
title_short O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
title_full O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
title_fullStr O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
title_full_unstemmed O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
title_sort O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
author Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
author_facet Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Elogio
Auto-estima -- Self esteem
Motivação
Auto-eficácia -- Self-efficacy
Orgulho autêntico e arrogante
Criatividade -- Creativity
Praise
Intrinsic motivation
Authentic and hubristic pride
Psicologia das emoções
topic Elogio
Auto-estima -- Self esteem
Motivação
Auto-eficácia -- Self-efficacy
Orgulho autêntico e arrogante
Criatividade -- Creativity
Praise
Intrinsic motivation
Authentic and hubristic pride
Psicologia das emoções
description O elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T00:00:00Z
2019-12-06
2020-01-14T11:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19323
TID:202331687
url http://hdl.handle.net/10071/19323
identifier_str_mv TID:202331687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134751396724736