O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19323 |
Resumo: | O elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados. |
id |
RCAP_9d34e895a1509c680dab651b91b8fa78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficáciaElogioAuto-estima -- Self esteemMotivaçãoAuto-eficácia -- Self-efficacyOrgulho autêntico e arroganteCriatividade -- CreativityPraiseIntrinsic motivationAuthentic and hubristic pridePsicologia das emoçõesO elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados.Praise can influence individual beliefs about their abilities. Culturally, praise is considered positive and socially desired, aiming to increase self-esteem and motivation. However, several studies indicated negative effects on motivation, emotions, self-esteem and performance, due to person praise being associated with a fixed and stable mindset (e.g., you are intelligent). In contrast, the literature shows positive effects of compliment, when applied to the effort, since it is associated with a more malleable and more likely to develop mindset (e.g. you engaged in this task). This study aims to understand the effect of praise (on person vs. effort) on creativity, considering as mediators: self-esteem, pride, intrinsic motivation and also the moderating effect of self-efficacy. Time taken to complete the task was considered as an indirect indicator of motivation. The experimental study was conducted in a school and the participants (N = 88, 10-14 years) were randomly selected for three experimental situations using an android application specifically created for this study that issued one of the following feedbacks: person praise, effort praise or no praise. To measure creativity, a multidimensional creativity test was used to measure innovation and adaptation, associated to unconventional and conventional thinking, respectively. Contrary to expectations, the results did not support the main hypotheses. However, when considering self-efficacy, it was found that the compliment had an impact on innovation in individuals with higher perception of self-efficacy. Further research will be needed to deepen the relevance of these results.2020-01-14T11:55:49Z2019-12-06T00:00:00Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19323TID:202331687porNóbrega, Andreia Tibúrcia Câmarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:12.862140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
title |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
spellingShingle |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara Elogio Auto-estima -- Self esteem Motivação Auto-eficácia -- Self-efficacy Orgulho autêntico e arrogante Criatividade -- Creativity Praise Intrinsic motivation Authentic and hubristic pride Psicologia das emoções |
title_short |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
title_full |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
title_fullStr |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
title_full_unstemmed |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
title_sort |
O efeito do elogio na criatividade, orgulho, autoestima e motivação intrínseca: O papel da autoeficácia |
author |
Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara |
author_facet |
Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Andreia Tibúrcia Câmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elogio Auto-estima -- Self esteem Motivação Auto-eficácia -- Self-efficacy Orgulho autêntico e arrogante Criatividade -- Creativity Praise Intrinsic motivation Authentic and hubristic pride Psicologia das emoções |
topic |
Elogio Auto-estima -- Self esteem Motivação Auto-eficácia -- Self-efficacy Orgulho autêntico e arrogante Criatividade -- Creativity Praise Intrinsic motivation Authentic and hubristic pride Psicologia das emoções |
description |
O elogio pode influenciar as crenças dos indivíduos acerca das suas capacidades. Culturalmente, considera-se o elogio positivo e desejado socialmente, tendo como objetivo aumentar a autoestima e a motivação. No entanto, vários estudos indicam efeitos negativos do elogio direcionado à pessoa na motivação, emoções, autoestima e desempenho, por estar associado a um mindset fixo e estável (e.g. és inteligente). Contrariamente, a literatura apresenta efeitos positivos do elogio dirigido ao empenho por estar associado a um mindset maleável, passível de ser desenvolvido (e.g. empenhaste-te nesta tarefa). O presente estudo tem como objetivo compreender o efeito do elogio (à pessoa vs. ao empenho) na criatividade, considerando ainda como mediadoras a autoestima, o orgulho, a motivação intrínseca e o efeito moderador da autoeficácia. Contabilizou-se ainda o tempo despendido na tarefa como indicador indireto de motivação. O estudo experimental foi realizado em contexto escolar. Os participantes (N= 88, 10-14 anos) foram selecionados aleatoriamente para três condições experimentais através de uma aplicação android criada especificamente para este estudo que emitiu um dos seguintes feedbacks: elogio à pessoa, elogio ao empenho ou não emissão de elogio. Para medir a criatividade utilizou-se um teste de criatividade multidimensional que permite medir as dimensões inovação e a adaptação, associadas ao pensamento não convencional e convencional, respetivamente. Ao contrário do esperado, os resultados não suportaram as hipóteses principais, no entanto, ao considerar a autoeficácia, verificou-se que o elogio teve impacto na inovação em indivíduos com maior perceção de autoeficácia. Será necessária mais investigação para aprofundar a relevância destes resultados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06T00:00:00Z 2019-12-06 2020-01-14T11:55:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/19323 TID:202331687 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/19323 |
identifier_str_mv |
TID:202331687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134751396724736 |