A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18410 |
Resumo: | O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca. |
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A importância do elogio nas emoções, motivação intrínseca e criatividade de crianças em idade escolarCriatividadePsicologia das emoçõesMotivaçãoCreativityPraiseTCT-DPIntrinsic motivationFlowO presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca.The present study aimed to understand the effects of praise on creativity. Variables such as emotions (positive and negative), pride (general, authentic, and hubristic)flow, and intrinsic motivation were analized. Seventh- and eighth-grade students (n=50) in a Portuguese public school performed the TCT-DP creativity test and were randomly assigned to one of three experimental conditions: "praise for talent", "praise for effort", "no praise". The results indicated that there were no differences between groups. Also the time was evaluated as a behavioral measure of interest for the task is positively related with the unconventional thinking and the total score of the TCT-DP; intrinsic motivation is positively related with flow and authentic pride; the age of the participants is negatively related with positive affect, authentic pride, and the dimensions of the intrinsic motivation.2019-07-09T16:57:35Z2018-11-30T00:00:00Z2018-11-302018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18410TID:202179257porBispo, Ana Rosa de Noronha da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:10Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:01.499800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo procurou compreender os efeitos do elogio na criatividade. Foram analisadas variáveis como os estados afetivos (positivos e negativos), o orgulho (geral, autêntico ou arrogante), o fluxo emocional e a motivação intrínseca. Cinquenta alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade de uma escola pública portuguesa realizaram o teste de criatividade TCT-DP e foram sujeitos, de forma aleatória, a uma de três condições experimentais: "elogio ao talento", "elogio ao empenho", "sem elogio". Também o tempo foi avaliado como uma medida comportamental de interesse pela tarefa e aparece associado positivamente ao pensamento não convencional e ao "score" total do teste de criatividade; a motivação intrínseca aparece associada positivamente ao "flow" e ao orgulho autêntico; a idade dos participantes aparece associada negativamente ao afeto positivo, orgulho autêntico e às dimensões de competência percebida e esforço/interesse da motivação intrínseca. |
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