A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/49649
Resumo: A presente dissertação pretende apresentar, no âmbito do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa, as relações entre os Presidentes de Portugal e do Brasil, assim como o efeito das visitas de Estado efectuadas pelos seus mais altos magistrados, durante a primeira República e o Estado Novo, sendo que as diferentes matizes dos contactos entre os dois Estados nem sempre foram os mais calorosos. Assim, tentaremos encontrar uma relação de causa/efeito, da qual se possa extrair alguma conclusão. Terão sido proveitosas, em termos de política, economia e comércio as relações entre os presidentes dos países em questão ou, não trouxeram consequência nenhuma as visitas de Estado realizadas aos longo deste sessenta anos? O relacionamento entre Portugal e o Brasil, desde o reconhecimento por parte de Portugal da sua independência que ocorrera em 1822 e só é aceite na Metrópole, através do Tratado de Paz e da Aliança em 1825, experimentou longos períodos de ressentimentos e indiferença, atenuados apenas pela teia de afectividade entre as populações aquém e além-mar. O grande fluxo de emigração portuguesa para o Brasil, aumentando a colónia portuguesa que começa a ter peso no Brasil e que manda divisas para o seu país, também participa nessa reconstrução que durante muito tempo ditou o afastamento e a incompreensão. Os laços históricos, familiares, culturais, institucionais e até associativos, reforçam a dinâmica da vertente social que durante muito tempo estivera em letargia.
id RCAP_9dec38fb206d37db8ac894afbebaed37
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/49649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-BrasileiroPortugalBrasilDiplomaciaPresidência da RepúblicaAntónio José d’AlmeidaRelações internacionaisPolítica externaEmílio Garrastazu MédiciPresidente da RepúblicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasA presente dissertação pretende apresentar, no âmbito do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa, as relações entre os Presidentes de Portugal e do Brasil, assim como o efeito das visitas de Estado efectuadas pelos seus mais altos magistrados, durante a primeira República e o Estado Novo, sendo que as diferentes matizes dos contactos entre os dois Estados nem sempre foram os mais calorosos. Assim, tentaremos encontrar uma relação de causa/efeito, da qual se possa extrair alguma conclusão. Terão sido proveitosas, em termos de política, economia e comércio as relações entre os presidentes dos países em questão ou, não trouxeram consequência nenhuma as visitas de Estado realizadas aos longo deste sessenta anos? O relacionamento entre Portugal e o Brasil, desde o reconhecimento por parte de Portugal da sua independência que ocorrera em 1822 e só é aceite na Metrópole, através do Tratado de Paz e da Aliança em 1825, experimentou longos períodos de ressentimentos e indiferença, atenuados apenas pela teia de afectividade entre as populações aquém e além-mar. O grande fluxo de emigração portuguesa para o Brasil, aumentando a colónia portuguesa que começa a ter peso no Brasil e que manda divisas para o seu país, também participa nessa reconstrução que durante muito tempo ditou o afastamento e a incompreensão. Os laços históricos, familiares, culturais, institucionais e até associativos, reforçam a dinâmica da vertente social que durante muito tempo estivera em letargia.Pereira, José EstevesRUNDuarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares2018-10-23T15:43:16Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/49649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:46:06ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
title A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
spellingShingle A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
Duarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares
Portugal
Brasil
Diplomacia
Presidência da República
António José d’Almeida
Relações internacionais
Política externa
Emílio Garrastazu Médici
Presidente da República
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
title_short A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
title_full A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
title_fullStr A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
title_full_unstemmed A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
title_sort A diplomacia presidencial : as visitas de Estado Luso-Brasileiro
author Duarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares
author_facet Duarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, José Esteves
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Miguel da Silva Fernandes Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
Brasil
Diplomacia
Presidência da República
António José d’Almeida
Relações internacionais
Política externa
Emílio Garrastazu Médici
Presidente da República
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
topic Portugal
Brasil
Diplomacia
Presidência da República
António José d’Almeida
Relações internacionais
Política externa
Emílio Garrastazu Médici
Presidente da República
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
description A presente dissertação pretende apresentar, no âmbito do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa, as relações entre os Presidentes de Portugal e do Brasil, assim como o efeito das visitas de Estado efectuadas pelos seus mais altos magistrados, durante a primeira República e o Estado Novo, sendo que as diferentes matizes dos contactos entre os dois Estados nem sempre foram os mais calorosos. Assim, tentaremos encontrar uma relação de causa/efeito, da qual se possa extrair alguma conclusão. Terão sido proveitosas, em termos de política, economia e comércio as relações entre os presidentes dos países em questão ou, não trouxeram consequência nenhuma as visitas de Estado realizadas aos longo deste sessenta anos? O relacionamento entre Portugal e o Brasil, desde o reconhecimento por parte de Portugal da sua independência que ocorrera em 1822 e só é aceite na Metrópole, através do Tratado de Paz e da Aliança em 1825, experimentou longos períodos de ressentimentos e indiferença, atenuados apenas pela teia de afectividade entre as populações aquém e além-mar. O grande fluxo de emigração portuguesa para o Brasil, aumentando a colónia portuguesa que começa a ter peso no Brasil e que manda divisas para o seu país, também participa nessa reconstrução que durante muito tempo ditou o afastamento e a incompreensão. Os laços históricos, familiares, culturais, institucionais e até associativos, reforçam a dinâmica da vertente social que durante muito tempo estivera em letargia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2018-10-23T15:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/49649
url http://hdl.handle.net/10362/49649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302972741451777