Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48096
Resumo: O processo de autonomia de vida tem vindo a ser motivo de preocupação por parte de profissionais, decisores e académicos, tendo em conta a necessidade de se garantir um processo de transição por parte dos jovens para uma vida adulta, capaz de demonstrar efetivamente a autonomização e com todos os aspetos que a mesma contempla. De modo muito concreto, e porque os jovens em contexto de acolhimento residencial vivenciam experiências diferenciadas, necessitam então que este mesmo processo de transição seja preparado de forma consistente e que vá de encontro às suas reais necessidades. Neste sentido, com o objetivo de compreender se as casas de acolhimento residencial têm previstos instrumentos de preparação para a autonomia de vida dos jovens e qual o impacto que esses têm na vida dos jovens, levamos a cabo um estudo de investigação, no qual, recorremos ao método qualitativo, com recurso à técnica de entrevista. Participaram nesta investigação onze técnicos que têm prática profissional em casas de acolhimento em contexto nacional. Os resultados indicam que há um investimento na preparação da autonomia de vida dos jovens antes da sua efetiva autonomização. Todavia, não existe um programa consistente e definido, que contemple as áreas fundamentais para o treino de competências de autonomia de vida (cozinha, higiene; transportes; educação, integração profissional, gestão económica e financeira, lúdica e cultural, autoimagem, autoestima, identidade e competências para a vida). Deste modo, os resultados recolhidos vêm demonstrar a necessidade da implementação de um programa específico e estruturado e validado cientificamente que efetivamente possa promover nos jovens acolhidos aquisições/aprendizagens fundamentais no treino de autonomia de vida, para a concretização efetiva da autonomização dos mesmos após a saída das casas de acolhimento.
id RCAP_9eacf21ae26bc10152aeb26bb7dcbc60
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimentoCasas de acolhimentoNecessidades básicaAdolescênciaVida adultaAutonomizaçãoO processo de autonomia de vida tem vindo a ser motivo de preocupação por parte de profissionais, decisores e académicos, tendo em conta a necessidade de se garantir um processo de transição por parte dos jovens para uma vida adulta, capaz de demonstrar efetivamente a autonomização e com todos os aspetos que a mesma contempla. De modo muito concreto, e porque os jovens em contexto de acolhimento residencial vivenciam experiências diferenciadas, necessitam então que este mesmo processo de transição seja preparado de forma consistente e que vá de encontro às suas reais necessidades. Neste sentido, com o objetivo de compreender se as casas de acolhimento residencial têm previstos instrumentos de preparação para a autonomia de vida dos jovens e qual o impacto que esses têm na vida dos jovens, levamos a cabo um estudo de investigação, no qual, recorremos ao método qualitativo, com recurso à técnica de entrevista. Participaram nesta investigação onze técnicos que têm prática profissional em casas de acolhimento em contexto nacional. Os resultados indicam que há um investimento na preparação da autonomia de vida dos jovens antes da sua efetiva autonomização. Todavia, não existe um programa consistente e definido, que contemple as áreas fundamentais para o treino de competências de autonomia de vida (cozinha, higiene; transportes; educação, integração profissional, gestão económica e financeira, lúdica e cultural, autoimagem, autoestima, identidade e competências para a vida). Deste modo, os resultados recolhidos vêm demonstrar a necessidade da implementação de um programa específico e estruturado e validado cientificamente que efetivamente possa promover nos jovens acolhidos aquisições/aprendizagens fundamentais no treino de autonomia de vida, para a concretização efetiva da autonomização dos mesmos após a saída das casas de acolhimento.The process of life autonomy has been a cause for concern for many professionals, decision makers and academics, considering the need to guarantee a transition process on the part of young people to an adult life, capable of effectively demonstrating effectively the process of autonomy and with all the aspects that if contemplates. In a very concrete way, and because young people in a residential care context have different experiences, they therefore need this same transition process is prepared in a consistent way and to meet their real needs. In a very concrete way, and because young people in residential care lived diferents experiences, they need that this transition process be prepared in a consistent way, that goes to meet their real needs. In terms of the method applied, we used the qualitative method, using interviews with open questions. This investigation counted with the participation of eleven technicians who have professional practice in home residential care in a national context. The results indicate that there is an investment in preparing young people´s lives for their autonomy before the transition itself. However, there is no consistent and defined program that covers the fundamental areas for the training of life autonomy skills (cooking, hygiene, means of transportation, education, professional integrations, economic and financial management, leisure and cultural, self-image, self- esteem, identity and life skills). Therefore, the results collected demonstrate the need to implement a specific, structured and scientifically validated program that can effectively promote fundamental acquisitions/learning in the training of life autonomy in young residents, for the effective achievement of their autonomy after leaving the home residential care.Oliveira, MadalenaRepositório ComumRibeiro, Patricia2023-11-27T15:09:32Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T15:15:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:29.103882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
title Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
spellingShingle Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
Ribeiro, Patricia
Casas de acolhimento
Necessidades básica
Adolescência
Vida adulta
Autonomização
title_short Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
title_full Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
title_fullStr Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
title_full_unstemmed Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
title_sort Os programas de preparação de autonomia que concretizam a autonomização dos jovens em acolhimento
author Ribeiro, Patricia
author_facet Ribeiro, Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Madalena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Casas de acolhimento
Necessidades básica
Adolescência
Vida adulta
Autonomização
topic Casas de acolhimento
Necessidades básica
Adolescência
Vida adulta
Autonomização
description O processo de autonomia de vida tem vindo a ser motivo de preocupação por parte de profissionais, decisores e académicos, tendo em conta a necessidade de se garantir um processo de transição por parte dos jovens para uma vida adulta, capaz de demonstrar efetivamente a autonomização e com todos os aspetos que a mesma contempla. De modo muito concreto, e porque os jovens em contexto de acolhimento residencial vivenciam experiências diferenciadas, necessitam então que este mesmo processo de transição seja preparado de forma consistente e que vá de encontro às suas reais necessidades. Neste sentido, com o objetivo de compreender se as casas de acolhimento residencial têm previstos instrumentos de preparação para a autonomia de vida dos jovens e qual o impacto que esses têm na vida dos jovens, levamos a cabo um estudo de investigação, no qual, recorremos ao método qualitativo, com recurso à técnica de entrevista. Participaram nesta investigação onze técnicos que têm prática profissional em casas de acolhimento em contexto nacional. Os resultados indicam que há um investimento na preparação da autonomia de vida dos jovens antes da sua efetiva autonomização. Todavia, não existe um programa consistente e definido, que contemple as áreas fundamentais para o treino de competências de autonomia de vida (cozinha, higiene; transportes; educação, integração profissional, gestão económica e financeira, lúdica e cultural, autoimagem, autoestima, identidade e competências para a vida). Deste modo, os resultados recolhidos vêm demonstrar a necessidade da implementação de um programa específico e estruturado e validado cientificamente que efetivamente possa promover nos jovens acolhidos aquisições/aprendizagens fundamentais no treino de autonomia de vida, para a concretização efetiva da autonomização dos mesmos após a saída das casas de acolhimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T15:09:32Z
2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48096
url http://hdl.handle.net/10400.26/48096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309814493184