Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rui Manuel Vieira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pombo, Lúcia Maria Teixeira, Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38537
Resumo: A Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista.
id RCAP_a0830335099250184d8230c976eeef5a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworksWikiPbworksColaboraçãoWeb 2.0BiologiaA Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista.There is a whole universe of collaborative tools made available by the Web 2.0 and Wikis are one of the most promising in education. In this work we present the results obtained in a study done on the PBworks®platform, used bytwo secondary school classes in 2011 and 2012. The students developed an online evaluated Wiki after an outdoor, with variable number of pages and feedback from the teacher.The comparative analysis from the page’s history showed complete student participation and diversified collaborative performance between the wikis built. The answers given by the students that participated the most and least showed that the former gave more importance to action whilst the latter showed distrust related to social interactions and the technology being used. It is suggested that in future works the research technologies should be enriched (more diversified?), more so in what concerns the application of an interview.Universidade de Aveiro2023-07-11T15:17:39Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38537por1647-730810.34624/ilcj.v4i2.14773Soares, Rui Manuel VieiraPombo, Lúcia Maria TeixeiraMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:23:34ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
title Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
spellingShingle Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
Soares, Rui Manuel Vieira
Wiki
Pbworks
Colaboração
Web 2.0
Biologia
title_short Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
title_full Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
title_fullStr Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
title_full_unstemmed Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
title_sort Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
author Soares, Rui Manuel Vieira
author_facet Soares, Rui Manuel Vieira
Pombo, Lúcia Maria Teixeira
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author_role author
author2 Pombo, Lúcia Maria Teixeira
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rui Manuel Vieira
Pombo, Lúcia Maria Teixeira
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Wiki
Pbworks
Colaboração
Web 2.0
Biologia
topic Wiki
Pbworks
Colaboração
Web 2.0
Biologia
description A Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01
2023-07-11T15:17:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38537
url http://hdl.handle.net/10773/38537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v4i2.14773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303605212086272