Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworks
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38537 |
Resumo: | A Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista. |
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Do ecossistema à Wiki: estudo comparativo da colaboração de duas turmas do ensino secundário no PBworksWikiPbworksColaboraçãoWeb 2.0BiologiaA Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista.There is a whole universe of collaborative tools made available by the Web 2.0 and Wikis are one of the most promising in education. In this work we present the results obtained in a study done on the PBworks®platform, used bytwo secondary school classes in 2011 and 2012. The students developed an online evaluated Wiki after an outdoor, with variable number of pages and feedback from the teacher.The comparative analysis from the page’s history showed complete student participation and diversified collaborative performance between the wikis built. The answers given by the students that participated the most and least showed that the former gave more importance to action whilst the latter showed distrust related to social interactions and the technology being used. It is suggested that in future works the research technologies should be enriched (more diversified?), more so in what concerns the application of an interview.Universidade de Aveiro2023-07-11T15:17:39Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38537por1647-730810.34624/ilcj.v4i2.14773Soares, Rui Manuel VieiraPombo, Lúcia Maria TeixeiraMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:23:34ZPortal AgregadorONG |
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A Web 2.0 disponibiliza um universo de ferramentas colaborativas muito diversas e as Wikis são uma das mais promissoras em contextos educativos. Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos num estudo efetuado na plataforma PBworks®, utilizada por duas turmas do Ensino Secundário em 2011 e 2012. Após a saída de campo a um ecossistema, os alunos desenvolveram on-line uma Wiki avaliada, com distinto número de páginas e diferente feedback dado pelo professor. A análise comparativa dos históricos das páginas revelou total participação dos alunos e intensidades colaborativas variáveis entre as Wikis construídas. As respostas dadas pelos alunos mais participativos e menos participativos mostrou que os primeiros dão ênfase à ação, enquanto os segundos mostraram desconfiança em relação às interações sociais e à tecnologia utilizada. Sugere-se que em trabalhos futuros, se enriqueçam os instrumentos de pesquisa aplicados nomeadamente a aplicação de um inquérito por entrevista. |
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