A prática pedagógica e a articulação entre o saber e o saber-fazer no quadro da formação inicial de professores : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28980 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005 |
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A prática pedagógica e a articulação entre o saber e o saber-fazer no quadro da formação inicial de professores : um estudo exploratórioTeses de mestrado - 2005Professores - FormaçãoPrática pedagógicaQualificações profissionaisDesenvolvimento profissional - PortugalSocializaçãoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005A Prática Pedagógica é a única componente da formação inicial de professores que, através da actuação em situação, permite a articulação entre o campo do saber e o campo do fazer, representando também um excelente momento para o formando reflectir sobre a prática e desenvolver novos saberes e competências. Com a realização deste trabalho pretendeu-se compreender de que modo a componente da Prática Pedagógica contribuiu para o desenvolvimento de competências profissionais de um pequeno grupo de professoras principiantes e de que forma o processo de formação inicial se reflectiu no seu desempenho profissional. Pretendeu-se também compreender como é que as professoras principiantes superaram as dificuldades que encontram ao longo do seu primeiro ano de actividade profissional, a influência socializadora exercida pelas condições de trabalho e as necessidades de apoio/formação sentidas. Utilizámos uma metodologia qualitativa e desenvolvemos um estudo exploratório. Realizámos entrevistas a seis professoras principiantes e à supervisora da Prática Pedagógica, Os dados recolhidos foram tratados através da técnica da análise de conteúdo Os resultados do estudo revelaram que: além da competência curricular, também a objectividade e flexibilidade na análise das situações de ensino são competências necessárias para o desempenho profissional docente; a investigação deve ser uma estratégia utilizada na formação inicial porque permite a compreensão do real a partir da mobilização e integração dos saberes; quer os formadores das instituições de formação quer os colegas das instituições de trabalho, exercem uma importante influência na socialização profissional dos professores e na construção da sua identidade profissional.Pedagogical practice is the unique component in preservice teacher education that through action based on situation, encompasses knowledge within know-how, representing, not only an excellent moment for the beginner teacher to reflect on practice but also to develop new knowledges and skills. This work aimed to understand how the pedagogical practice contributed for the professional development of skills of a small group of beginner teachers and how the preservice education process reflected itself on their professional performance, too. It also aimed to realise how beginner teachers have faced and overcome their difficulties during their first year of professional performance, the socializing influence exerted by the working conditions and their needs of support/formation. A qualitative approach was adopted and an exploratory study was developed. Six beginner teachers were interviewed as well as their pedagogical practice's supervisor. The assembled data were worked through content analysis technique. The study results revealed that: besides curricular competence, objectivity and flexibility, in educational situation analysis, are competences required for teachers'professional performance; research should be used as a preservice education teachers'strategy because it allows the understanding of reality through knowledges' mobilization and integration; either institutional education supervisors or working colleagues at school exert an important influence on teachers'professional socialization and on their professional identity construction, as well.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaEsteves, Maria Fernanda da Cruz2017-09-19T14:35:48Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:18:56ZPortal AgregadorONG |
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