Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8533
Resumo: Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.
id RCAP_a4e3e26066131ef37adc6b6d6866820f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0From traditional e-learning to the e-learning 2.0E-learningE-learning 2.0Web 2.0Ensino a distânciaNesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.In this communication we will consider issues relating to the new generation of e- Learning that is already known as e-learning 2.0 or social e-learning. Examines the educational potential of tools that resulted in the evolution of the Web paradigm for Web 2.0, discussing their potential in supporting education and lifelong learning and to design new models for the virtual world of e-training and e-education, whether we are talking about the level of training, whether at the level of schooling. In a scenario of e- Learning 2.0, the idea will be blurred and eliminate physical barriers, social and cultural knowledge and take you anywhere either in business or at home, providing greater taste and motivation for learning and approaching people for the creation of communities to learn that share the same tastes and interests.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a DistânciaUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8533porBOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:37.548995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
From traditional e-learning to the e-learning 2.0
title Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
spellingShingle Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
Bottentuit Junior, João Batista
E-learning
E-learning 2.0
Web 2.0
Ensino a distância
title_short Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
title_full Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
title_fullStr Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
title_full_unstemmed Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
title_sort Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
E-learning 2.0
Web 2.0
Ensino a distância
topic E-learning
E-learning 2.0
Web 2.0
Ensino a distância
description Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8533
url http://hdl.handle.net/1822/8533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.
1982-6109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132247585980416