DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59
Resumo: Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.
id UNIMES-1_82bcb2d7dce1bca281f61a78fff39a25
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/59
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0Educação; Educação a DistânciaE-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a DistânciaNesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho- (CIED)Bottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 2 (2008)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59/38https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/59/17info:eu-repo/semantics/openAccess2008-12-19T21:31:08Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/59Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-12-19T21:31:08Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
title DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
spellingShingle DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
Bottentuit Junior, João Batista
Educação; Educação a Distância
E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância
title_short DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
title_full DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
title_fullStr DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
title_full_unstemmed DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
title_sort DO E-LEARNING TRADICIONAL PARA O E-LEARNING 2.0
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho- (CIED)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância
E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância
topic Educação; Educação a Distância
E-learning, E-learning 2.0, Web 2.0, Ensino a Distância
description Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-Learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/59/38
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/59/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 2 (2008)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274087833600