Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3405 |
Resumo: | A relação com os pares na escola, assume um papel central no desenvolvimento das mais diversas competências sociais e relacionais da criança, na construção da sua auto- imagem, no seu nível de aceitação social e, em consequência, acarreta repercussões para a sua saúde (numa perspetiva biopsicossocial). Quando essa relação se caracteriza por interações agressivas e intimidativas (como é o caso do bullying), que pressupõem uma dialéctica relacional entre dois sujeitos, agressor e vítima, cujos papéis complementares reforçam, em certa medida, o comportamento de ambos, os riscos que decorrem para a saúde não devem ser menosprezados. Os resultados da presente investigação, obtidos numa amostra de 581 alunos do 3o ciclo de escolaridade da zona da grande Lisboa, demonstram que alunos agressores e alunos vítimas tendem a manifestar um perfil de saúde diferenciado, nomeadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si e níveis de aceitação social. Observou-se, nestas variáveis, a tendência para os alunos vitimizados apresentarem níveis inferiores de saúde e bem-estar, que se traduzem num auto-conceito e auto-estima mais baixos, numa confiança em si mais fraca e em baixos níveis de aceitação social, quando comparados com os alunos agressores. |
id |
RCAP_a506cc4e50c2acc0acc3b2b04fc90819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das criançasbullyingsaúdebem-estaradolescentesA relação com os pares na escola, assume um papel central no desenvolvimento das mais diversas competências sociais e relacionais da criança, na construção da sua auto- imagem, no seu nível de aceitação social e, em consequência, acarreta repercussões para a sua saúde (numa perspetiva biopsicossocial). Quando essa relação se caracteriza por interações agressivas e intimidativas (como é o caso do bullying), que pressupõem uma dialéctica relacional entre dois sujeitos, agressor e vítima, cujos papéis complementares reforçam, em certa medida, o comportamento de ambos, os riscos que decorrem para a saúde não devem ser menosprezados. Os resultados da presente investigação, obtidos numa amostra de 581 alunos do 3o ciclo de escolaridade da zona da grande Lisboa, demonstram que alunos agressores e alunos vítimas tendem a manifestar um perfil de saúde diferenciado, nomeadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si e níveis de aceitação social. Observou-se, nestas variáveis, a tendência para os alunos vitimizados apresentarem níveis inferiores de saúde e bem-estar, que se traduzem num auto-conceito e auto-estima mais baixos, numa confiança em si mais fraca e em baixos níveis de aceitação social, quando comparados com os alunos agressores.Instituto de Estudos da Criança da Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-28T20:38:53Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3405por•Seixas, S. (2008). Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças. Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:11.375270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
title |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
spellingShingle |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz bullying saúde bem-estar adolescentes |
title_short |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
title_full |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
title_fullStr |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
title_full_unstemmed |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
title_sort |
Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças |
author |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
author_facet |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying saúde bem-estar adolescentes |
topic |
bullying saúde bem-estar adolescentes |
description |
A relação com os pares na escola, assume um papel central no desenvolvimento das mais diversas competências sociais e relacionais da criança, na construção da sua auto- imagem, no seu nível de aceitação social e, em consequência, acarreta repercussões para a sua saúde (numa perspetiva biopsicossocial). Quando essa relação se caracteriza por interações agressivas e intimidativas (como é o caso do bullying), que pressupõem uma dialéctica relacional entre dois sujeitos, agressor e vítima, cujos papéis complementares reforçam, em certa medida, o comportamento de ambos, os riscos que decorrem para a saúde não devem ser menosprezados. Os resultados da presente investigação, obtidos numa amostra de 581 alunos do 3o ciclo de escolaridade da zona da grande Lisboa, demonstram que alunos agressores e alunos vítimas tendem a manifestar um perfil de saúde diferenciado, nomeadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si e níveis de aceitação social. Observou-se, nestas variáveis, a tendência para os alunos vitimizados apresentarem níveis inferiores de saúde e bem-estar, que se traduzem num auto-conceito e auto-estima mais baixos, numa confiança em si mais fraca e em baixos níveis de aceitação social, quando comparados com os alunos agressores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2021-02-28T20:38:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3405 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
•Seixas, S. (2008). Repercussões dos comportamentos de bullying para a saúde e bem-estar das crianças. Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137041074618368 |