“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pelixo, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10132
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas.
id RCAP_a635ac7b43f48d3e847ec467a766fd61
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.LGBTheterossexismohomofobiapreconceitos multidimensionaisEste estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas.Associação Portuguesa de Psicologia2014-01-28T10:10:02Z2014-01-282013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10132http://hdl.handle.net/10174/10132porMelo, M. & Pelixo, P. (2013). “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. Fernandes da Silva, & A. Allen Gomes (orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 194 – 204). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia (ISBN: 978-989-96606-1-8)978-989-96606-1-8CIDEHUSmmm@uevora.ptnd681Melo, MadalenaPelixo, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:08.643040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
title “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
spellingShingle “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
Melo, Madalena
LGBT
heterossexismo
homofobia
preconceitos multidimensionais
title_short “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
title_full “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
title_fullStr “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
title_full_unstemmed “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
title_sort “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT.
author Melo, Madalena
author_facet Melo, Madalena
Pelixo, Paulo
author_role author
author2 Pelixo, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Madalena
Pelixo, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv LGBT
heterossexismo
homofobia
preconceitos multidimensionais
topic LGBT
heterossexismo
homofobia
preconceitos multidimensionais
description Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01T00:00:00Z
2014-01-28T10:10:02Z
2014-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10132
http://hdl.handle.net/10174/10132
url http://hdl.handle.net/10174/10132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M. & Pelixo, P. (2013). “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. Fernandes da Silva, & A. Allen Gomes (orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 194 – 204). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia (ISBN: 978-989-96606-1-8)
978-989-96606-1-8
CIDEHUS
mmm@uevora.pt
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136525620871168