Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Francisca
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos, Rodrigues, Maria José, Cavalcante, Cícero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14745
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.
id RCAP_a688ecc16fc5ba71db89cee91c04a770
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário portuguêsEnsino de biologiaPrática docenteEnsino médioExame nacional de educaçãoA pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.Universidade Estadual do CearáBiblioteca Digital do IPBMedeiros, FranciscaCatunda, Ana Gláudia VasconcelosRodrigues, Maria JoséCavalcante, Cícero2017-12-15T16:11:55Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14745porMedeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos; Rodrigues, Maria José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia (2017). Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência & Educação. ISSN 1516-7313. 23:2, p. 341-3561516-7313https://doi.org/10.1590/1516-731320170020004info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:28.674606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
spellingShingle Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Medeiros, Francisca
Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
title_short Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_full Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_fullStr Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_full_unstemmed Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_sort Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
author Medeiros, Francisca
author_facet Medeiros, Francisca
Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues, Maria José
Cavalcante, Cícero
author_role author
author2 Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues, Maria José
Cavalcante, Cícero
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Francisca
Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues, Maria José
Cavalcante, Cícero
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
topic Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
description A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T16:11:55Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14745
url http://hdl.handle.net/10198/14745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Catunda, Ana Gláudia Vasconcelos; Rodrigues, Maria José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia (2017). Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência & Educação. ISSN 1516-7313. 23:2, p. 341-356
1516-7313
https://doi.org/10.1590/1516-731320170020004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292281585664