Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia. |
id |
UNESP-22_b62ce0bf22d1e0f5bede2ffc8cbe3bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000200341 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário portuguêsEnsino de biologiaPrática docenteEnsino médioExame nacional de educaçãoPortugalResumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020004info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Francisca Valkiria Gomes deCatunda,Ana Gláudia VasconcelosRodrigues,Maria José Afonso MagalhãesCavalcante,Cícero Antônio Maiapor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200341Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.031136Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
spellingShingle |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação Portugal |
title_short |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_full |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_fullStr |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_full_unstemmed |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
title_sort |
Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português |
author |
Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de |
author_facet |
Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães Cavalcante,Cícero Antônio Maia |
author_role |
author |
author2 |
Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães Cavalcante,Cícero Antônio Maia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães Cavalcante,Cícero Antônio Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação Portugal |
topic |
Ensino de biologia Prática docente Ensino médio Exame nacional de educação Portugal |
description |
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170020004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957912801280 |