Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos, Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães, Cavalcante,Cícero Antônio Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341
Resumo: Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.
id UNESP-22_b62ce0bf22d1e0f5bede2ffc8cbe3bcd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000200341
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário portuguêsEnsino de biologiaPrática docenteEnsino médioExame nacional de educaçãoPortugalResumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020004info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Francisca Valkiria Gomes deCatunda,Ana Gláudia VasconcelosRodrigues,Maria José Afonso MagalhãesCavalcante,Cícero Antônio Maiapor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200341Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.031136Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
spellingShingle Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de
Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
Portugal
title_short Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_full Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_fullStr Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_full_unstemmed Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
title_sort Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português
author Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de
author_facet Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de
Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães
Cavalcante,Cícero Antônio Maia
author_role author
author2 Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães
Cavalcante,Cícero Antônio Maia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Francisca Valkiria Gomes de
Catunda,Ana Gláudia Vasconcelos
Rodrigues,Maria José Afonso Magalhães
Cavalcante,Cícero Antônio Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
Portugal
topic Ensino de biologia
Prática docente
Ensino médio
Exame nacional de educação
Portugal
description Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170020004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957912801280