Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37282
Resumo: Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano.
id RCAP_b1be363e6468a985eb84615af406028d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitáriosSoft skillsAutoeficáciaEnsino SuperiorEstudantes universitáriosNum ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano.Rodrigues, RosaRepositório ComumGuimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira2021-08-04T15:34:13Z2021-07-132021-07-27T00:00:00Z2021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37282202752429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:10.302287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
title Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
spellingShingle Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira
Soft skills
Autoeficácia
Ensino Superior
Estudantes universitários
title_short Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
title_full Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
title_fullStr Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
title_full_unstemmed Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
title_sort Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
author Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira
author_facet Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Rosa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Soft skills
Autoeficácia
Ensino Superior
Estudantes universitários
topic Soft skills
Autoeficácia
Ensino Superior
Estudantes universitários
description Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04T15:34:13Z
2021-07-13
2021-07-27T00:00:00Z
2021-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37282
202752429
url http://hdl.handle.net/10400.26/37282
identifier_str_mv 202752429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130043267416064