A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33003
Resumo: O mundo que nos rodeia está envolvido em arte, e como tal, esta faz parte do dia-a-dia das crianças. As atividades que são realizadas em sala de pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, como tal podemos dizer que ao realizarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O que constatei no estágio, foi que na sua maioria, as crianças da sala de pré-escolar exploravam todas as áreas da mesma, mas apenas utilizavam a área da expressão plástica quando eram incentivadas a tal pela realização de alguma atividade proposta pela educadora. Sendo assim, quis com este relatório compreender como é que pudemos estimular a criança para a expressão plástica. Para a realização da questão-investigação, “Como promover o interesse da criança para a expressão plástica?», foi utilizada a metodologia de investigação-ação. Propus então na sala de pré-escolar, a sala de atividades 1, que o grupo alterasse a área da expressão plástica para poder melhor usufruir da mesma e realizar um trabalho em conjunto para identificar os materiais disponíveis na área. Esta metodologia presume que todo o seu processo e desenvolvimento, seja centrado quer na ação, quer na investigação. Pretende, fundamentalmente, ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde a ação está a ser desenvolvida. Usando a metodologia de investigação-ação, foi indispensável, não só realizar a observação no contexto, mas também intervir de forma a poder atingir os objetivos subentendidos a este trabalho. Contudo, cheguei a algumas conclusões que irão facilitar o meu percurso como educadora, em relação à disposição dos materiais na área da expressão plástica. No entanto tenho consciência que estas conclusões poderiam ser diferentes se fossem realizadas em diferentes contextos, com diferentes grupos de crianças, podendo assim ter uma maior diversidade de observações e conclusões.
id RCAP_b4c89c02bb97e1bdfc83474747dc1e9a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?Expressão plásticaArteEducação pré-escolarEducação de infânciaCriatividadeArtistic expressionArtPreschool educationChildhood educationCreativityO mundo que nos rodeia está envolvido em arte, e como tal, esta faz parte do dia-a-dia das crianças. As atividades que são realizadas em sala de pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, como tal podemos dizer que ao realizarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O que constatei no estágio, foi que na sua maioria, as crianças da sala de pré-escolar exploravam todas as áreas da mesma, mas apenas utilizavam a área da expressão plástica quando eram incentivadas a tal pela realização de alguma atividade proposta pela educadora. Sendo assim, quis com este relatório compreender como é que pudemos estimular a criança para a expressão plástica. Para a realização da questão-investigação, “Como promover o interesse da criança para a expressão plástica?», foi utilizada a metodologia de investigação-ação. Propus então na sala de pré-escolar, a sala de atividades 1, que o grupo alterasse a área da expressão plástica para poder melhor usufruir da mesma e realizar um trabalho em conjunto para identificar os materiais disponíveis na área. Esta metodologia presume que todo o seu processo e desenvolvimento, seja centrado quer na ação, quer na investigação. Pretende, fundamentalmente, ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde a ação está a ser desenvolvida. Usando a metodologia de investigação-ação, foi indispensável, não só realizar a observação no contexto, mas também intervir de forma a poder atingir os objetivos subentendidos a este trabalho. Contudo, cheguei a algumas conclusões que irão facilitar o meu percurso como educadora, em relação à disposição dos materiais na área da expressão plástica. No entanto tenho consciência que estas conclusões poderiam ser diferentes se fossem realizadas em diferentes contextos, com diferentes grupos de crianças, podendo assim ter uma maior diversidade de observações e conclusões.The surrounded world is involved in art, it belongs to the child daily routine. The activities done in kindergarten rooms submits the child to be more creative and to have more imagination. So, we can say that when children are involved in any activity they are doing it with art. I realized during the observation period, that most of the children were exploring all the different activity areas in the kindergarten room, but they only used the area of plastic expression when the teacher promoted an activity. So, I would like to understand how we can encourage them to enrol in plastic expression activities, autonomously. To answer the research question, “How to promote the child int erest in plastic expression”, was used a methodology of action-research. I suggested that in the kindergarten, in the activities room 1, that the group could change the artistic expression area, like this they can enjoy it better. This methodology presumed that all the process and development has a focus in action and research. It intends, fundamentally, to be a methodology that helps getting a better practice where action is being developed. Using this methodology, was useful, not only for data gathering from observing but also to achieve the objectives of this project. The investigation was made in a kindergarten room. However, I took some results that, I believe, will make my way as a teacher, concerned the place where the artistic expression area is. I know these conclusions could be different, if they were done in distinct contexts with distinct groups of children. So, we could have a diversity of observations and conclusions.Felício, Pedro Miguel RebeloRepositório ComumCarvalho, Joana Filipa Peixeiro De2020-07-28T09:04:41Z2020-072020-072020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33003TID:202579514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:28.395587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
title A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
spellingShingle A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De
Expressão plástica
Arte
Educação pré-escolar
Educação de infância
Criatividade
Artistic expression
Art
Preschool education
Childhood education
Creativity
title_short A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
title_full A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
title_fullStr A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
title_full_unstemmed A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
title_sort A importância da expressão plástica no pré-escolar: como promover o interesse da criança para a expressão plástica?
author Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De
author_facet Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, Pedro Miguel Rebelo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana Filipa Peixeiro De
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão plástica
Arte
Educação pré-escolar
Educação de infância
Criatividade
Artistic expression
Art
Preschool education
Childhood education
Creativity
topic Expressão plástica
Arte
Educação pré-escolar
Educação de infância
Criatividade
Artistic expression
Art
Preschool education
Childhood education
Creativity
description O mundo que nos rodeia está envolvido em arte, e como tal, esta faz parte do dia-a-dia das crianças. As atividades que são realizadas em sala de pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, como tal podemos dizer que ao realizarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O que constatei no estágio, foi que na sua maioria, as crianças da sala de pré-escolar exploravam todas as áreas da mesma, mas apenas utilizavam a área da expressão plástica quando eram incentivadas a tal pela realização de alguma atividade proposta pela educadora. Sendo assim, quis com este relatório compreender como é que pudemos estimular a criança para a expressão plástica. Para a realização da questão-investigação, “Como promover o interesse da criança para a expressão plástica?», foi utilizada a metodologia de investigação-ação. Propus então na sala de pré-escolar, a sala de atividades 1, que o grupo alterasse a área da expressão plástica para poder melhor usufruir da mesma e realizar um trabalho em conjunto para identificar os materiais disponíveis na área. Esta metodologia presume que todo o seu processo e desenvolvimento, seja centrado quer na ação, quer na investigação. Pretende, fundamentalmente, ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde a ação está a ser desenvolvida. Usando a metodologia de investigação-ação, foi indispensável, não só realizar a observação no contexto, mas também intervir de forma a poder atingir os objetivos subentendidos a este trabalho. Contudo, cheguei a algumas conclusões que irão facilitar o meu percurso como educadora, em relação à disposição dos materiais na área da expressão plástica. No entanto tenho consciência que estas conclusões poderiam ser diferentes se fossem realizadas em diferentes contextos, com diferentes grupos de crianças, podendo assim ter uma maior diversidade de observações e conclusões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28T09:04:41Z
2020-07
2020-07
2020-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33003
TID:202579514
url http://hdl.handle.net/10400.26/33003
identifier_str_mv TID:202579514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135382379429888