A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24887
Resumo: Sabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, e também tendo em conta o valor que a arte apresentada na vida das crianças torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação. Com este relatório pretendeu-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão. A metodologia utilizada para realização deste relatório foi a investigação-ação. Esta metodologia pressupõe que todo o seu processo e desenvolvimento centrados que na ação quer na investigação. Pretende essencialmente ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde esta a ser desenvolvida a ação. Tendo em linha de conta o tipo de investigação usada, foi fundamental não só observar cada contexto, mas também intervir de forma a implementar os objetivos subjacentes a este relatório. Os contextos foram tão diversos quanto possível, sendo o primeiro de creche e o segundo de pré escolar. Foram algumas as conclusões a que cheguei, muito embora, tenha consciência que este seria um estudo que poderia ser prolongado no tempo, e em diferentes contextos, podendo assim ter uma maior diversidade de observações.
id RCAP_f25197ab874e852ca9d7393ef1fce597
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plásticaArteExpressão plásticaObjetos do quotidianoEducação de InfânciaCrecheArtPlastic expressionObjects of everyday lifeChildhood educationNurseryPreschoolSabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, e também tendo em conta o valor que a arte apresentada na vida das crianças torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação. Com este relatório pretendeu-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão. A metodologia utilizada para realização deste relatório foi a investigação-ação. Esta metodologia pressupõe que todo o seu processo e desenvolvimento centrados que na ação quer na investigação. Pretende essencialmente ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde esta a ser desenvolvida a ação. Tendo em linha de conta o tipo de investigação usada, foi fundamental não só observar cada contexto, mas também intervir de forma a implementar os objetivos subjacentes a este relatório. Os contextos foram tão diversos quanto possível, sendo o primeiro de creche e o segundo de pré escolar. Foram algumas as conclusões a que cheguei, muito embora, tenha consciência que este seria um estudo que poderia ser prolongado no tempo, e em diferentes contextos, podendo assim ter uma maior diversidade de observações.Knowing that the art should always be interconnected with other activities, and also knowing the value that the art displayed in the children’s lives , becomes crucial that dosen´t exist an disassociates of the art with education. With this Study I think that I saw the conceptions of educator in relation to the expression plastic, more specifically the use of objects of everyday life as a form of potential this expression. Through a methodology of action investigation that been used in this study, was fundamental not only observe each context, but also intervene in order to implement the objectives underlying this study. The contexts were as diverse as possible, being the first nursery and the second of preschool. Were some of the conclusions to which i have arrived, though, be aware that this would be a study that could be extended in time, and in different contexts, and may thus have a greater diversity of views.Pinheiro, AugustoRepositório ComumMiranda, Catarina Fernandes Do Carmo2018-11-16T11:15:58Z2013-122018-112013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24887TID:201683202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.281668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
title A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
spellingShingle A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
Arte
Expressão plástica
Objetos do quotidiano
Educação de Infância
Creche
Art
Plastic expression
Objects of everyday life
Childhood education
Nursery
Preschool
title_short A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
title_full A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
title_fullStr A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
title_full_unstemmed A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
title_sort A expressão plástica: a reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica: uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica
author Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
author_facet Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Catarina Fernandes Do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Expressão plástica
Objetos do quotidiano
Educação de Infância
Creche
Art
Plastic expression
Objects of everyday life
Childhood education
Nursery
Preschool
topic Arte
Expressão plástica
Objetos do quotidiano
Educação de Infância
Creche
Art
Plastic expression
Objects of everyday life
Childhood education
Nursery
Preschool
description Sabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, e também tendo em conta o valor que a arte apresentada na vida das crianças torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação. Com este relatório pretendeu-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão. A metodologia utilizada para realização deste relatório foi a investigação-ação. Esta metodologia pressupõe que todo o seu processo e desenvolvimento centrados que na ação quer na investigação. Pretende essencialmente ser uma metodologia que ajude a melhorar a prática onde esta a ser desenvolvida a ação. Tendo em linha de conta o tipo de investigação usada, foi fundamental não só observar cada contexto, mas também intervir de forma a implementar os objetivos subjacentes a este relatório. Os contextos foram tão diversos quanto possível, sendo o primeiro de creche e o segundo de pré escolar. Foram algumas as conclusões a que cheguei, muito embora, tenha consciência que este seria um estudo que poderia ser prolongado no tempo, e em diferentes contextos, podendo assim ter uma maior diversidade de observações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2018-11-16T11:15:58Z
2018-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24887
TID:201683202
url http://hdl.handle.net/10400.26/24887
identifier_str_mv TID:201683202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370440343552