A Participação das Escolas Portuguesas no Projecto Seguranet. Estudo múltiplo de casos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, J.L.P.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4819
Resumo: Este resumo corresponde ao estudo de avaliação no que diz respeito à participação das escolas portuguesas no projeto SeguraNet. Este projecto é dinamizado por várias entidades em Portugal, entre estas o Ministério da Educação e Ciência. O estudo envolveu 10 escolas em todo o território continental de Portugal. Envolveu em média 6 professores de cada escola e uma amostra representativa dos alunos. Os alunos, que no total das escolas são 1155, têm na sua maioria entre 11 e 14 anos. O estudo referido é constituído por duas partes distintas mas complementares: uma primeira parte que corresponde ao estudo sobre o conjunto das escolas, professores e alunos participantes nesta avaliação e uma segunda que diz respeito aos estudos de caso realizados. Este estudo revela o papel vital da escola no contexto do problema da utilização segura da Internet por crianças e jovens. Nas escolas que estiveram em observação os professores revelaram sobretudo preocupação com estes assuntos e muitos passaram aos atos, promovendo a utilização segura das tecnologias, com o conhecimento e os meios de que dispõem, tendo aqui o projecto Seguranet desempenhado uma importante função de informação e suporte às escolas e aos professores. O reforço do papel da escola nas estratégias de apoio a crianças e jovens no domínio da segurança na Internet, através de ações diretas e ou mediadas pelos professores e pelas famílias, parece ser a linha de trabalho que emerge deste estudo e que deve, considerando os resultados obtidos, ser aprofundada no futuro.
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