Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Other Authors: | , , , , , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://doi.org/10.14417/ap.152 |
Summary: | O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior. |
id |
RCAP_b8f5b1601e07e1d5e7bc47d07ad59a53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervençãoAconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estarO insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.ISPA - Instituto Universitário2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.152https://doi.org/10.14417/ap.152Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-591646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152/pdfPereira, Anabela M. S.Motta, Elisa DecqVaz, António LuzioPinto, CarolinaBernardino, Olgade Melo, Ana CarvalhalFerreira, JoanaRodrigues, Maria JoãoMedeiros, AugustoLopes, Pedro Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:29Zoai:ojs.localhost:article/152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:48.470415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
spellingShingle |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção Pereira, Anabela M. S. Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar |
title_short |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_full |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_fullStr |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_full_unstemmed |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_sort |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
author |
Pereira, Anabela M. S. |
author_facet |
Pereira, Anabela M. S. Motta, Elisa Decq Vaz, António Luzio Pinto, Carolina Bernardino, Olga de Melo, Ana Carvalhal Ferreira, Joana Rodrigues, Maria João Medeiros, Augusto Lopes, Pedro Nuno |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Elisa Decq Vaz, António Luzio Pinto, Carolina Bernardino, Olga de Melo, Ana Carvalhal Ferreira, Joana Rodrigues, Maria João Medeiros, Augusto Lopes, Pedro Nuno |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Anabela M. S. Motta, Elisa Decq Vaz, António Luzio Pinto, Carolina Bernardino, Olga de Melo, Ana Carvalhal Ferreira, Joana Rodrigues, Maria João Medeiros, Augusto Lopes, Pedro Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar |
topic |
Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar |
description |
O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.152 https://doi.org/10.14417/ap.152 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59 Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595234344960 |