O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Ireneu de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28879
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo.
id RCAP_c01d6d8c861ce996e3a966247fc6639b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidênciaThe impact of the determinants of innovation on the generation of ideas in Higher Education: the students’ perception as evidence.Inovação; administração pública; Ensino SuperiorAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroMendes, Ireneu de Oliveira2023-10-03T15:49:51Z2018-06-182018-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28879porCORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro e MENDES, Ireneu de Oliveira, “O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência”, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXV, pp. 109-13310.21747/08723419/soc35a5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T01:32:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:56.062773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
The impact of the determinants of innovation on the generation of ideas in Higher Education: the students’ perception as evidence.
title O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
spellingShingle O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Inovação; administração pública; Ensino Superior
title_short O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
title_full O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
title_fullStr O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
title_full_unstemmed O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
title_sort O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
author Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
author_facet Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Mendes, Ireneu de Oliveira
author_role author
author2 Mendes, Ireneu de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Mendes, Ireneu de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação; administração pública; Ensino Superior
topic Inovação; administração pública; Ensino Superior
description As Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18
2018-06-18T00:00:00Z
2023-10-03T15:49:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28879
url http://hdl.handle.net/10400.5/28879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro e MENDES, Ireneu de Oliveira, “O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência”, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXV, pp. 109-133
10.21747/08723419/soc35a5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133604536647680