O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28879 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo. |
id |
RCAP_c01d6d8c861ce996e3a966247fc6639b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidênciaThe impact of the determinants of innovation on the generation of ideas in Higher Education: the students’ perception as evidence.Inovação; administração pública; Ensino SuperiorAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo.Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroMendes, Ireneu de Oliveira2023-10-03T15:49:51Z2018-06-182018-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28879porCORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro e MENDES, Ireneu de Oliveira, “O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência”, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXV, pp. 109-13310.21747/08723419/soc35a5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T01:32:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:56.062773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência The impact of the determinants of innovation on the generation of ideas in Higher Education: the students’ perception as evidence. |
title |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
spellingShingle |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro Inovação; administração pública; Ensino Superior |
title_short |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
title_full |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
title_fullStr |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
title_full_unstemmed |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
title_sort |
O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência |
author |
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro |
author_facet |
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro Mendes, Ireneu de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Ireneu de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro Mendes, Ireneu de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação; administração pública; Ensino Superior |
topic |
Inovação; administração pública; Ensino Superior |
description |
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm enfrentado nos últimos anos diversos fatores que limitam o cumprimento das suas missões, o que levou a que estas se focassem na sua capacidade de criar aquilo que constitui algo de novo. A inovação é diversas vezes considerada como o principal motor do sucesso organizacional, sendo relativamente recente o seu estudo no setor público. O artigo visa aferir a importância da inovação nas IES, partindo da perceção dos estudantes do ensino superior. É apresentado um enquadramento teórico sobre a inovação no setor público, seguido de uma referência à metodologia utilizada, e dos resultados alcançados, finalizando com as conclusões do estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-18 2018-06-18T00:00:00Z 2023-10-03T15:49:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28879 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro e MENDES, Ireneu de Oliveira, “O impacto dos determinantes da inovação na geração de ideias no Ensino Superior: a perceção dos estudantes como evidência”, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXV, pp. 109-133 10.21747/08723419/soc35a5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133604536647680 |