Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/carnets/6670
Resumo: Em Le Sopha e Ah quel Conte!, Crébillon recorre à extravagância para problematizar o exotismo maravilhoso na literatura coeva e propor uma reflexão sobre questões de natureza moral e política. Metempsicose, metamorfoses, encantamentos, extraídos do vasto fundo de motivos do conto maravilhoso, alimentam a imaginação criadora do autor, que, fiel à ironia da sua poética do jogo, se serve da bizarria feérica e orientalizante para criticar os costumes, à maneira da comédia molieresca. O desvelar decente das máscaras sociais insere-se numa busca do verdadeiro amor, o qual não corresponde à ideologia preciosa, mas deve integrar harmoniosamente “le cœur, l’esprit et les sens”, algures entre o amor puro inacessível e o puro desejo mascarado de falso sentimento. Estes contos galantes orientais são, pois, obras ao serviço de uma visão irónica e céptica da sociedade.
id RCAP_c0fa4d0e8a63f212a562daf695030af8
oai_identifier_str oai:revues.org:carnets/6670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude CrébillonCrébillonContoCrítica social e literáriaCrébillonTaleSocial and literary criticismEm Le Sopha e Ah quel Conte!, Crébillon recorre à extravagância para problematizar o exotismo maravilhoso na literatura coeva e propor uma reflexão sobre questões de natureza moral e política. Metempsicose, metamorfoses, encantamentos, extraídos do vasto fundo de motivos do conto maravilhoso, alimentam a imaginação criadora do autor, que, fiel à ironia da sua poética do jogo, se serve da bizarria feérica e orientalizante para criticar os costumes, à maneira da comédia molieresca. O desvelar decente das máscaras sociais insere-se numa busca do verdadeiro amor, o qual não corresponde à ideologia preciosa, mas deve integrar harmoniosamente “le cœur, l’esprit et les sens”, algures entre o amor puro inacessível e o puro desejo mascarado de falso sentimento. Estes contos galantes orientais são, pois, obras ao serviço de uma visão irónica e céptica da sociedade.In Le Sopha and Ah quel Conte!, Crébillon turns to extravagance in order to question marvellous exoticism in coeval literature and to propose careful consideration about some issues of both moral and political nature. Metempsychosis, metamorphoses, enchantments, extracted from the vast background of fairy tales’ motives, stimulate the author’s creative imagination, who, loyal to his ironic poetics of game, uses the extravagant and oriental-like fairy tales to criticize morals, in the way of Molière’s comedy. Decent disclosure of social masks is inserted in the quest for true love, which does not correspond to precious ideology, but should instead harmoniously combine “le cœur, l’esprit et les sens”, somewhere between inaccessible pure love and sheer desire masked with false feelings. These oriental and gallant fairy tales are therefore texts in the service of an ironic and sceptical view of society.APEFCarnets2018-06-26T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://journals.openedition.org/carnets/6670oai:revues.org:carnets/6670porurn:doi:10.4000/carnets.6670http://journals.openedition.org/carnets/6670info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ana Alexandra Seabra dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:revues.org:carnets/6670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:27.051056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
title Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
spellingShingle Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
Crébillon
Conto
Crítica social e literária
Crébillon
Tale
Social and literary criticism
title_short Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
title_full Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
title_fullStr Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
title_full_unstemmed Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
title_sort Sentidos da extravagância dos contos em Le Sopha e Ah Quel Conte! de Claude Crébillon
author Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
author_facet Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
dc.subject.por.fl_str_mv Crébillon
Conto
Crítica social e literária
Crébillon
Tale
Social and literary criticism
topic Crébillon
Conto
Crítica social e literária
Crébillon
Tale
Social and literary criticism
description Em Le Sopha e Ah quel Conte!, Crébillon recorre à extravagância para problematizar o exotismo maravilhoso na literatura coeva e propor uma reflexão sobre questões de natureza moral e política. Metempsicose, metamorfoses, encantamentos, extraídos do vasto fundo de motivos do conto maravilhoso, alimentam a imaginação criadora do autor, que, fiel à ironia da sua poética do jogo, se serve da bizarria feérica e orientalizante para criticar os costumes, à maneira da comédia molieresca. O desvelar decente das máscaras sociais insere-se numa busca do verdadeiro amor, o qual não corresponde à ideologia preciosa, mas deve integrar harmoniosamente “le cœur, l’esprit et les sens”, algures entre o amor puro inacessível e o puro desejo mascarado de falso sentimento. Estes contos galantes orientais são, pois, obras ao serviço de uma visão irónica e céptica da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/carnets/6670
oai:revues.org:carnets/6670
url http://journals.openedition.org/carnets/6670
identifier_str_mv oai:revues.org:carnets/6670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/carnets.6670
http://journals.openedition.org/carnets/6670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APEF
Carnets
publisher.none.fl_str_mv APEF
Carnets
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130489465864192