Cyberbullying e Comportamentos de Risco numa Amostra de Adolescentes Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, André Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89723
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
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spelling Cyberbullying e Comportamentos de Risco numa Amostra de Adolescentes PortuguesesCyberbullying and Risk Behaviors in a Sample of Portuguese AdolescentesCyberbullyingComportamentos de RiscoAnsiedadeDepressãoAdolescenteCyberbullyingHealth Risk BehaviorsAnxietyDepressionAdolescentTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: O cyberbullying compreende qualquer comportamento praticado repetidamente por indivíduos ou grupos através de meios eletrónicos ou digitais, comunicando conteúdos hostis e agressivos para causar dano ou desconforto a terceiros. Durante um período tão crítico como a adolescência, com importantes desafios ao desenvolvimento biopsicossocial, em que a socialização passa cada vez mais pelas tecnologias da comunicação ligadas à Internet, o cyberbullying tornou-se uma séria preocupação em saúde, relacionando-se com sintomas internalizantes e externalizantes, incluindo comportamentos de risco para a saúde.Objetivos: Analisar, numa amostra de adolescentes Portugueses, a relação entre agressão e/ou vitimização de cyberbullying, comportamentos de risco e perturbação psicológica (ansiedade e depressão).Material e Métodos: Estudo observacional, correlacional e transversal no qual participaram 346 adolescentes (58.4% raparigas), com 15.32±1.193 anos de idade. Os participantes, a frequentar escolas públicas e privadas de Coimbra, responderam às versões Portuguesas validadas de questionários de autorresposta da Escala de Cyberbullying, da Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse, e da Risk-Taking and Self-Harm Inventory for Adolescents RTSHIA. Para a análise dos dados realizámos estatística descritiva e testes inferenciais (correlação de Pearson e regressão linear múltipla), utilizando o SPSS versão 24.Resultados e Discussão: 109 raparigas (54.2%) e 58 rapazes (40.6%) confessaram ser agressores de cyberbullying (p=.012); e 63 raparigas (31.3%) e 41 rapazes (28.7%) vítimas de agressões online (p=.635). 49 Raparigas (24.3%) e 31 rapazes (21.6%) foram simultaneamente vítimas e agressoras (p<.001). No sexo feminino, a agressão e a vitimização de cyberbullying relacionaram-se de forma significativa com comportamentos de risco, ansiedade e depressão (p<.05 em todos). A análise de regressão linear múltipla indicou que a vitimização de cyberbullying, os comportamentos de risco, a ansiedade e a depressão foram preditores significativos da agressão online, CBR (p<.05).Conclusão: Tal como noutros estudos, verificámos que, em regra, as raparigas agressoras e/ou vítimas de cyberbullying sofrem níveis mais elevados de perturbação emocional (sintomas de ansiedade ou depressão) e mais facilmente adotam comportamentos de risco. A escassez de informação científica sobre esta problemática em Portugal torna pertinente a realização de novas investigações, de modo a implementarmos medidas preventivas eficazes num futuro próximo.Palavras-chave: Cyberbullying, Comportamentos de Risco; Ansiedade; Depressão; Adolescente.Introduction: Cyberbullying is a behavior performed by individuals through digital applications, repeatedly communicating hostile content intending to cause harm or discomfort to third parties. During a critical period like adolescence, with significant biopsychosocial growth and challenges, and with Internet-connected devices playing a major role on adolescents’ socialization, cyberbullying became a serious health concern. It is associated with internalizing and externalizing symptoms, including health risk behaviors and mental health problems.Objectives: To investigate the relationship between cyberbullying aggression and/or victimization, health risk behaviors and psychological distress (anxiety and depression) in Portuguese adolescents.Material and Methods: 346 adolescents (58.4% girls), aged 15.32±1.193 from public and private schools in Coimbra, answered the validated Portuguese versions of the Cyberbullying Scale, the Depression, Anxiety and Stress Scale and Risk-Taking and Self-Harm Inventory for Adolescents RTSHIA.For data analysis of this observational, correlational and cross-sectional study, descriptive statistics and inferential tests (U Mann-Whitney, Pearson correlation and multiple linear regression) were performed, using the SPSS version 24.Results and Discussion: 109 Girls (54.2%) and 58 boys (40.6%) were cyberbullying aggressors (p<.001) and 63 girls (31.3%) and 41 boys (28.7%) were cyberbullying victims (p<.001). 49 Girls (24.3%) and 31 boys (21.6%) were victims and aggressors simultaneously (p<.001). In females, cyberbullying aggression and victimization were significantly correlated with threatening behaviors, anxiety and depression (all p<0,05). Multiple regression analysis showed that cyberbullying victimization, risk behaviors, anxiety and depression were all significant predictors of cyberbullying aggression (p< 0,05).Conclusion: As in other studies, we found that female victims and/or aggressors of cyberbullying suffer more emotional distress (anxiety and depression) and easily adopt risky behaviors. The scarcity of knowledge on this topic warrants further research in order to implement effective prevention strategies.Keywords: Cyberbullying; Health Risk Behaviors; Anxiety; Depression; Adolescent.2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/89723http://hdl.handle.net/10316/89723TID:202477495porCarvalho, André Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:15:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:58.112499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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