Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mallmann, Elena Maria, Mazzardo, Mara Denize, Martin-Fernandes, Isabelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6892
Resumo: O propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica.
id RCAP_c44ca74ba215fab58d4d6dbc845f90de
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)Principios teórico-metodológicos de design-based research en la investigación educativa basada en recursos educativos abiertosTheoretical and methodologica principles of design-based research (dbr) in educational research thematized by open educational resources (oer)Design-Based Research (DBR)Recursos educacionais abertosTecnologias educacionaisFormação de professoresREASmall Open Online Course (SOOC)Open Educational ResourcesTeacher educationEducational technologiesO propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica.The purpose is to systematize the theoretical-methodological principles of the Design-Based Research (DBR) in educational research thematized by the integration of Open Educational Resources (OER). We stand out the characteristics, methodological steps, positive and negative aspects of the approach. Design-Based Research organization phases are presented through diagnosis to identify the problem, design, implementation of iterative cycles and reflection in the context of online and open teacher education in the Small Open Online Course (SOOC) format. The results highlight the potential of DBR to develop collaboration, interaction and autonomy among all participants in education research. It is concluded that the cyclical phases of DBR are propitious to generate action-reflection-action dynamics, supporting design, implementation and evaluation spirals of educational solutions mediated by networked educational technologies, such as Open Educational Resources, within the scope of pedagogical practice.Revista San GregorioRepositório AbertoNobre, AnaMallmann, Elena MariaMazzardo, Mara DenizeMartin-Fernandes, Isabelle2018-01-16T12:42:57Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6892por2528-7907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:06:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
Principios teórico-metodológicos de design-based research en la investigación educativa basada en recursos educativos abiertos
Theoretical and methodologica principles of design-based research (dbr) in educational research thematized by open educational resources (oer)
title Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
spellingShingle Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
Nobre, Ana
Design-Based Research (DBR)
Recursos educacionais abertos
Tecnologias educacionais
Formação de professores
REA
Small Open Online Course (SOOC)
Open Educational Resources
Teacher education
Educational technologies
title_short Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
title_full Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
title_fullStr Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
title_full_unstemmed Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
title_sort Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
author Nobre, Ana
author_facet Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
Mazzardo, Mara Denize
Martin-Fernandes, Isabelle
author_role author
author2 Mallmann, Elena Maria
Mazzardo, Mara Denize
Martin-Fernandes, Isabelle
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
Mazzardo, Mara Denize
Martin-Fernandes, Isabelle
dc.subject.por.fl_str_mv Design-Based Research (DBR)
Recursos educacionais abertos
Tecnologias educacionais
Formação de professores
REA
Small Open Online Course (SOOC)
Open Educational Resources
Teacher education
Educational technologies
topic Design-Based Research (DBR)
Recursos educacionais abertos
Tecnologias educacionais
Formação de professores
REA
Small Open Online Course (SOOC)
Open Educational Resources
Teacher education
Educational technologies
description O propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-16T12:42:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6892
url http://hdl.handle.net/10400.2/6892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2528-7907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista San Gregorio
publisher.none.fl_str_mv Revista San Gregorio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302850675671040