Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados

Bibliographic Details
Main Author: Cadima, Joana
Publication Date: 2012
Other Authors: Leal, Teresa, Peixoto, Carla
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.12/3354
Summary: A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
id RCAP_c4f10472d843e6d5f98f4999bf471b4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidadosContextos educativosPrestador de cuidadosProcessos interactivosSistemas de observaçãoCaregiverEducational contextsInteractionsObservational systemsA Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.The Caregiver Interaction Scale (CIS) is an observational measure designed to assess the quality and content of the teacher’s interactions with children in terms of sensitivity, harshness, and permissiveness. This scale has been extensively used in research and it has shown to capture important aspects of the interactions. This study intends to provide an overview of the CIS, as well as to present its psychometric properties, using a Portuguese sample of 115 first grade classrooms. The results show good validity and reliability. In addition, the results suggest that teachers tend to develop positive, highly engaged interactions with children.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPACadima, JoanaLeal, TeresaPeixoto, Carla2015-01-26T16:34:10Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3354porAnálise Psicológica,30(4), 373-3860870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:13Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:16.883614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
title Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
spellingShingle Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
Cadima, Joana
Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
Caregiver
Educational contexts
Interactions
Observational systems
title_short Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
title_fullStr Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full_unstemmed Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
title_sort Observação das interacções educador-criança : Escala de interacção do prestador de cuidados
author Cadima, Joana
author_facet Cadima, Joana
Leal, Teresa
Peixoto, Carla
author_role author
author2 Leal, Teresa
Peixoto, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadima, Joana
Leal, Teresa
Peixoto, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
Caregiver
Educational contexts
Interactions
Observational systems
topic Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
Caregiver
Educational contexts
Interactions
Observational systems
description A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2015-01-26T16:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3354
url http://hdl.handle.net/10400.12/3354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica,30(4), 373-386
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130073663537152