Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8678
Resumo: Este texto centra-se nas problemáticas associadas à adopção institucional, formalizada e sistemática de práticas de e-elearning e b-learning por instituições de ensino e formação, com particular ênfase nas instituições de ensino superior. Identificam-se as principais resistências comuns num processo desta natureza. Procura-se chamar a atenção para a necessidade que a adopção de práticas de e-elearning como modalidade de ensino/formação não venham de algum modo acentuar riscos de exclusões digitais que se pretendem evitar. Finalmente sistematizam-se e discutem-se os principais desafios que se colocam às instituições de ensino e formação quando iniciam um processo de adopção institucional do e-elearning.
id RCAP_c757fd74246e8c10bba33f566410cc8d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidadesReflections about institutional adoption of e-learning: new challenges, new oportunitiese-Learningb-LearningEducação a distânciaDistance educationEste texto centra-se nas problemáticas associadas à adopção institucional, formalizada e sistemática de práticas de e-elearning e b-learning por instituições de ensino e formação, com particular ênfase nas instituições de ensino superior. Identificam-se as principais resistências comuns num processo desta natureza. Procura-se chamar a atenção para a necessidade que a adopção de práticas de e-elearning como modalidade de ensino/formação não venham de algum modo acentuar riscos de exclusões digitais que se pretendem evitar. Finalmente sistematizam-se e discutem-se os principais desafios que se colocam às instituições de ensino e formação quando iniciam um processo de adopção institucional do e-elearning.This paper focuses on the challenges and problems related with the institutional adoption of systematic practices of e-elearning and b-learning by educational and training institutions, with special emphasis on higher education institutions. We identify the most common forms of resistance which one would expect to find in almost all innovation and change process. We also draw attention to the need to avoid that the adoption of e-elearning by any institution accentuates any kind of risks of digital exclusion. Finally, we discuss the major challenges and opportunities faced by the education and training institutions when starting a process of institutional adoption of e-elearning.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoGomes, Maria João2008-062008-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8678porGOMES, Maria João – Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning : novos desafios, novas oportunidades. “e-Curriculum” [Em linha]. 3:2 (2008). [Consult. 30 Jan. 2009]. Disponível em: www.pucsp.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876.1809-3876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
Reflections about institutional adoption of e-learning: new challenges, new oportunities
title Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
spellingShingle Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
Gomes, Maria João
e-Learning
b-Learning
Educação a distância
Distance education
title_short Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
title_full Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
title_fullStr Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
title_full_unstemmed Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
title_sort Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades
author Gomes, Maria João
author_facet Gomes, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv e-Learning
b-Learning
Educação a distância
Distance education
topic e-Learning
b-Learning
Educação a distância
Distance education
description Este texto centra-se nas problemáticas associadas à adopção institucional, formalizada e sistemática de práticas de e-elearning e b-learning por instituições de ensino e formação, com particular ênfase nas instituições de ensino superior. Identificam-se as principais resistências comuns num processo desta natureza. Procura-se chamar a atenção para a necessidade que a adopção de práticas de e-elearning como modalidade de ensino/formação não venham de algum modo acentuar riscos de exclusões digitais que se pretendem evitar. Finalmente sistematizam-se e discutem-se os principais desafios que se colocam às instituições de ensino e formação quando iniciam um processo de adopção institucional do e-elearning.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06
2008-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8678
url http://hdl.handle.net/1822/8678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES, Maria João – Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning : novos desafios, novas oportunidades. “e-Curriculum” [Em linha]. 3:2 (2008). [Consult. 30 Jan. 2009]. Disponível em: www.pucsp.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876.
1809-3876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303650690924544