Da prevenção do insucesso escolar ao desenvolvimento interpessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, M. V.
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: Santos, E. R., Leitão, L. M., Paixão, M. P., Fernandes, I. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13001
Resumo: São descritos os primeiros resultados de uma investigação-acção (action-research) com carácter heurístico ou exploratório, realizada em três turmas do ensino secundário (7.° e 8.° anos de escolaridade), e tendo por objectivo a prevenção do insucesso escolar. O programa de actividades procura pôr em execução uma prática relacional em Psicologia que decorre da Teoria relacional do comportamento e da personalidade (NUTTIN). Neste contexto, o fracasso escolar é concebido em função do sistema de interacções significativas «sujeito-mundo» e não como efeito de um qualquer «déficit» individual nem como produto, exclusivo ou predominante, da organização social. Deste modo, longe de se centrar sobre a promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos, o programa integrou também actividades realizadas com professores e com pais dos alunos, visando aperfeiçoar o sistema de relações interpessoais que se estabelecem entre todos os membros do «projecto educativo»
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