O contributo da Educação Física para a construção de uma escola de excelência: estudo centrado em diretores das escolas do Ensino Secundário do distrito de Viseu

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Main Author: Loureiro, Marcelo Luis Policarpo
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10348/2484
Summary: O tema: “O contributo da Educação Física para a construção de uma escola de excelência: Estudo centrado nos diretores das escolas do secundário do concelho de Viseu” é considerado de grande importância. Tem como principal função, objetivar as representações que os diretores escolares revelam sobre a disciplina de Educação Física no futuro da escola, assim como o seu contributo na construção de uma escola melhor para todos. Neste sentido, e na prossecução dos seus objetivos, este estudo recolheu a opinião de seis diretores de escolas secundárias do distrito de Viseu, três no concelho de Viseu e três nos concelhos limítrofes. A natureza descritiva e exploratória do estudo justificou a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se à entrevista como instrumento de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os dados revelam que os diretores escolares consideram a disciplina de Educação Física como importante no currículo dos alunos, que contribui para a formação integral dos mesmos, para além de a associarem à libertação da carga cognitiva, desenvolvimento da atividade física e suas competências tão singulares. No entanto, o que mais valorizam são os aspetos sociais, como o respeito pelos outros e pelas regras e a aquisição de competências essenciais para o futuro dos alunos. Relativamente à consideração da nota de Educação Física, o estudo expõe que os diretores concordam que conte como média final do ensino secundário, mas não no acesso ao ensino superior. Os diretores entrevistados encaram a relação entre os alunos e a disciplina como boa e que, de um modo geral, gostam da disciplina. A maioria entende que a carga horária e os conteúdos da disciplina são acertados. Já no que reporta à avaliação as conclusões, embora não consensuais, são consideradas desadequadas. Vêm como mais-valia escolar a organização e realização de atividades extracurriculares na escola, principalmente atividades diversificadas e do desporto escolar. Defendem que, na promoção de uma escola de qualidade, a disciplina e os profissionais de Educação Física devem, sobretudo, promover a importância da disciplina. No que concerne ao apoio à disciplina por parte dos diretores escolares, estes pensam já fazer tudo o que é possível. Para os diretores a disciplina poderá ser mais motivadora para os alunos se for mais eclética, respeitando as vivências que pode oferecer aos seus alunos, em vez da promoção unicamente do êxito desportivo. Trabalhar na fidelização da prática desportiva na vida dos alunos e no desenvolvimento das suas potencialidades para a formação dos alunos, deverá ser uma preocupação.
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A natureza descritiva e exploratória do estudo justificou a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se à entrevista como instrumento de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os dados revelam que os diretores escolares consideram a disciplina de Educação Física como importante no currículo dos alunos, que contribui para a formação integral dos mesmos, para além de a associarem à libertação da carga cognitiva, desenvolvimento da atividade física e suas competências tão singulares. No entanto, o que mais valorizam são os aspetos sociais, como o respeito pelos outros e pelas regras e a aquisição de competências essenciais para o futuro dos alunos. Relativamente à consideração da nota de Educação Física, o estudo expõe que os diretores concordam que conte como média final do ensino secundário, mas não no acesso ao ensino superior. Os diretores entrevistados encaram a relação entre os alunos e a disciplina como boa e que, de um modo geral, gostam da disciplina. A maioria entende que a carga horária e os conteúdos da disciplina são acertados. Já no que reporta à avaliação as conclusões, embora não consensuais, são consideradas desadequadas. Vêm como mais-valia escolar a organização e realização de atividades extracurriculares na escola, principalmente atividades diversificadas e do desporto escolar. Defendem que, na promoção de uma escola de qualidade, a disciplina e os profissionais de Educação Física devem, sobretudo, promover a importância da disciplina. No que concerne ao apoio à disciplina por parte dos diretores escolares, estes pensam já fazer tudo o que é possível. Para os diretores a disciplina poderá ser mais motivadora para os alunos se for mais eclética, respeitando as vivências que pode oferecer aos seus alunos, em vez da promoção unicamente do êxito desportivo. Trabalhar na fidelização da prática desportiva na vida dos alunos e no desenvolvimento das suas potencialidades para a formação dos alunos, deverá ser uma preocupação.The theme: "Contribution of Physical Education to the building of a school of excellence: Study focused on secondary school headmasters in the district of Viseu" is considered of great importance. Its main goal is to objectify the representations that school headmasters reveal upon the subject of Physical Education in the school future as well as its contribution to the building of a better school for everyone. In this sense, and in the prosecution of its objectives, this study made use of six secondary school headmasters’ opinions in the district of Viseu (three in the municipality of Viseu and three in bordering municipalities). The descriptive and exploring nature of the study justified the choice of the qualitative method, using the interview as an instrument of data gathering and the content analysis as a technique of data analysis. Data show that school headmasters consider Physical Education as an important subject in the students’ curriculum and that it contributes to their integral formation. They also associate it to the release of the cognitive load, to the physical activity development and its singular skills. However, social aspects are what they value most, such as the respect for others and for rules and the acquisition of skills that are essential to the students’ future. As for the evaluation of Physical Education, the study shows that headmasters agree on it entering the average in final secondary school evaluation, but not in the access to higher education. Interviewed headmasters consider that students have a good relationship with the subject and that in general, they like it. The majority believes that the load time and the subject contents are appropriated. In what concerns evaluation, however, conclusions, although not consensual are considered inappropriate. They consider the organization and performing of extracurricular activities as a surplus value at school, mainly in diversified activities and school sport. They maintain that for the promoting of a quality school, Physical Education and its professionals must, above all, work on the importance of the subject. In what concerns the support to the subject, headmasters consider they are already doing what can be done. Headmasters consider this subject can become more motivating for the students if it becomes more eclectic, respecting to the experiences it can provide its students, instead of merely promoting the sportive success. Working in the commitment of sport to the students’ lives and in the development of its potential to the students´ education, should be a major concern.2013-06-21T09:36:12Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2484porLoureiro, Marcelo Luis Policarpoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:40.471549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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