Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Gracinda Brásio da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12016
Resumo: A leitura não é um processo natural e instintivo como a fala, mas antes algo que tem que ser adquirido e ensinado. Na sala de aula, a leitura é uma atividade dominante e essencial para o sucesso académico. Os alunos com dislexia, naturalmente privados das condições fisiológicas que lhes permitam o acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas, verão todo o processo de escolarização tornar-se mais moroso e difícil uma vez que os seus cérebros terão que efetuar circuitos complexos para procederem à descodificação dos signos linguísticos e subsequente compreensão da mensagem escrita – o que para alunos sem dificuldades de leitura é bem mais fácil, pois seguem diretamente o percurso: emissão da mensagem → descodificação → compreensão. Também é certo que, frequentemente, a debilidade fonológica mascara excelentes capacidades de compreensão, tal como é mal compreendida por quem rodeia o disléxico, o que conduz à diminuição de autoestima por sensação de incapacidade de atingir as metas a que outros, no mesmo nível de ensino, chegam facilmente. O presente trabalho, que se desenvolverá segundo um plano de investigação qualitativa, visa, através de um conjunto de estratégias e metodologias, especificamente adequadas, aumentar a compreensão leitora de um aluno do 9º ano de escolaridade com dislexia de desenvolvimento. Serão também implicados neste projeto os seus pais e professores no sentido de o apoiarem afetiva e cognitivamente e de lhe proporcionarem, efetivamente, as adequações necessárias no processo de ensino-aprendizagem previstas na lei, nomeadamente, no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro.
id RCAP_ccb94df8fc83e7aaef7d2bea47815635
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escritaDislexiaEnsino da LeituraEnsino da EscritaEnsino Básico 3º CicloCompreensão da LeituraA leitura não é um processo natural e instintivo como a fala, mas antes algo que tem que ser adquirido e ensinado. Na sala de aula, a leitura é uma atividade dominante e essencial para o sucesso académico. Os alunos com dislexia, naturalmente privados das condições fisiológicas que lhes permitam o acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas, verão todo o processo de escolarização tornar-se mais moroso e difícil uma vez que os seus cérebros terão que efetuar circuitos complexos para procederem à descodificação dos signos linguísticos e subsequente compreensão da mensagem escrita – o que para alunos sem dificuldades de leitura é bem mais fácil, pois seguem diretamente o percurso: emissão da mensagem → descodificação → compreensão. Também é certo que, frequentemente, a debilidade fonológica mascara excelentes capacidades de compreensão, tal como é mal compreendida por quem rodeia o disléxico, o que conduz à diminuição de autoestima por sensação de incapacidade de atingir as metas a que outros, no mesmo nível de ensino, chegam facilmente. O presente trabalho, que se desenvolverá segundo um plano de investigação qualitativa, visa, através de um conjunto de estratégias e metodologias, especificamente adequadas, aumentar a compreensão leitora de um aluno do 9º ano de escolaridade com dislexia de desenvolvimento. Serão também implicados neste projeto os seus pais e professores no sentido de o apoiarem afetiva e cognitivamente e de lhe proporcionarem, efetivamente, as adequações necessárias no processo de ensino-aprendizagem previstas na lei, nomeadamente, no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro.Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-Repositório ComumFonseca, Maria Gracinda Brásio da2016-03-10T10:47:27Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12016201334933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
title Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
spellingShingle Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
Fonseca, Maria Gracinda Brásio da
Dislexia
Ensino da Leitura
Ensino da Escrita
Ensino Básico 3º Ciclo
Compreensão da Leitura
title_short Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
title_full Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
title_fullStr Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
title_sort Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
author Fonseca, Maria Gracinda Brásio da
author_facet Fonseca, Maria Gracinda Brásio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Gracinda Brásio da
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Ensino da Leitura
Ensino da Escrita
Ensino Básico 3º Ciclo
Compreensão da Leitura
topic Dislexia
Ensino da Leitura
Ensino da Escrita
Ensino Básico 3º Ciclo
Compreensão da Leitura
description A leitura não é um processo natural e instintivo como a fala, mas antes algo que tem que ser adquirido e ensinado. Na sala de aula, a leitura é uma atividade dominante e essencial para o sucesso académico. Os alunos com dislexia, naturalmente privados das condições fisiológicas que lhes permitam o acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas, verão todo o processo de escolarização tornar-se mais moroso e difícil uma vez que os seus cérebros terão que efetuar circuitos complexos para procederem à descodificação dos signos linguísticos e subsequente compreensão da mensagem escrita – o que para alunos sem dificuldades de leitura é bem mais fácil, pois seguem diretamente o percurso: emissão da mensagem → descodificação → compreensão. Também é certo que, frequentemente, a debilidade fonológica mascara excelentes capacidades de compreensão, tal como é mal compreendida por quem rodeia o disléxico, o que conduz à diminuição de autoestima por sensação de incapacidade de atingir as metas a que outros, no mesmo nível de ensino, chegam facilmente. O presente trabalho, que se desenvolverá segundo um plano de investigação qualitativa, visa, através de um conjunto de estratégias e metodologias, especificamente adequadas, aumentar a compreensão leitora de um aluno do 9º ano de escolaridade com dislexia de desenvolvimento. Serão também implicados neste projeto os seus pais e professores no sentido de o apoiarem afetiva e cognitivamente e de lhe proporcionarem, efetivamente, as adequações necessárias no processo de ensino-aprendizagem previstas na lei, nomeadamente, no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10T10:47:27Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12016
201334933
url http://hdl.handle.net/10400.26/12016
identifier_str_mv 201334933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301270170697728