Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12016 |
Resumo: | A leitura não é um processo natural e instintivo como a fala, mas antes algo que tem que ser adquirido e ensinado. Na sala de aula, a leitura é uma atividade dominante e essencial para o sucesso académico. Os alunos com dislexia, naturalmente privados das condições fisiológicas que lhes permitam o acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas, verão todo o processo de escolarização tornar-se mais moroso e difícil uma vez que os seus cérebros terão que efetuar circuitos complexos para procederem à descodificação dos signos linguísticos e subsequente compreensão da mensagem escrita – o que para alunos sem dificuldades de leitura é bem mais fácil, pois seguem diretamente o percurso: emissão da mensagem → descodificação → compreensão. Também é certo que, frequentemente, a debilidade fonológica mascara excelentes capacidades de compreensão, tal como é mal compreendida por quem rodeia o disléxico, o que conduz à diminuição de autoestima por sensação de incapacidade de atingir as metas a que outros, no mesmo nível de ensino, chegam facilmente. O presente trabalho, que se desenvolverá segundo um plano de investigação qualitativa, visa, através de um conjunto de estratégias e metodologias, especificamente adequadas, aumentar a compreensão leitora de um aluno do 9º ano de escolaridade com dislexia de desenvolvimento. Serão também implicados neste projeto os seus pais e professores no sentido de o apoiarem afetiva e cognitivamente e de lhe proporcionarem, efetivamente, as adequações necessárias no processo de ensino-aprendizagem previstas na lei, nomeadamente, no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro. |
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Promoção da compreensão leitora de um jovem do 3º ciclo com dislexia de desenvolvimento através da implementação de um programa anual de reeducação da leitura e da escritaDislexiaEnsino da LeituraEnsino da EscritaEnsino Básico 3º CicloCompreensão da LeituraA leitura não é um processo natural e instintivo como a fala, mas antes algo que tem que ser adquirido e ensinado. Na sala de aula, a leitura é uma atividade dominante e essencial para o sucesso académico. Os alunos com dislexia, naturalmente privados das condições fisiológicas que lhes permitam o acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas, verão todo o processo de escolarização tornar-se mais moroso e difícil uma vez que os seus cérebros terão que efetuar circuitos complexos para procederem à descodificação dos signos linguísticos e subsequente compreensão da mensagem escrita – o que para alunos sem dificuldades de leitura é bem mais fácil, pois seguem diretamente o percurso: emissão da mensagem → descodificação → compreensão. Também é certo que, frequentemente, a debilidade fonológica mascara excelentes capacidades de compreensão, tal como é mal compreendida por quem rodeia o disléxico, o que conduz à diminuição de autoestima por sensação de incapacidade de atingir as metas a que outros, no mesmo nível de ensino, chegam facilmente. O presente trabalho, que se desenvolverá segundo um plano de investigação qualitativa, visa, através de um conjunto de estratégias e metodologias, especificamente adequadas, aumentar a compreensão leitora de um aluno do 9º ano de escolaridade com dislexia de desenvolvimento. Serão também implicados neste projeto os seus pais e professores no sentido de o apoiarem afetiva e cognitivamente e de lhe proporcionarem, efetivamente, as adequações necessárias no processo de ensino-aprendizagem previstas na lei, nomeadamente, no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro.Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-Repositório ComumFonseca, Maria Gracinda Brásio da2016-03-10T10:47:27Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12016201334933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41ZPortal AgregadorONG |
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