Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Ligia Zanella
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cárnio,Maria Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100313
Resumo: RESUMO Objetivo Elaborar um programa terapêutico fonoaudiológico e verificar seus efeitos na compreensão de leitura de escolares disléxicos. Método Participaram do estudo onze escolares de 4º e 5° anos do ensino fundamental, diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre nove e onze anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao programa terapêutico fonoaudiológico com 16 sessões, divididas em quatro níveis de complexidade. Em cada sessão, foram utilizados um texto adaptado com a Técnica de Cloze e tarefas de Compreensão Textual e Ortografia. Os sujeitos realizaram avaliação da compreensão leitora no pré e no pós-teste com um texto do Teste de Compreensão Leitora de Textos Expositivos, adaptado com a Técnica de Cloze estrutural sem apoio, seguido da Avaliação dos Níveis de Compreensão de Leitura. Resultados Os sujeitos apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora no pós-teste, tanto no preenchimento do texto adaptado com a Técnica de Cloze e nas respostas às Perguntas de Compreensão Textual quanto no nível de compreensão de leitura atingido. Conclusão O programa elaborado gerou melhor desempenho na compreensão leitora dos escolares disléxicos e na motivação para a leitura. A Técnica de Cloze e as Perguntas de Compreensão Textual foram instrumentos úteis para desenvolver e apontar mudanças na compreensão de leitura dos sujeitos desta pesquisa. Trata-se de estudo relevante, por elaborar e verificar os efeitos de um programa específico de remediação para disléxicos, com uma proposta de aplicação de textos usando a Técnica de Cloze e aliando-a a outras tarefas diversificadas de compreensão de leitura textual e ortografia.
id SBFA-1_aa130e45c73077dc80144311c3938ea2
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822020000100313
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervençãoDislexiaLinguagemCompreensãoLeituraFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Elaborar um programa terapêutico fonoaudiológico e verificar seus efeitos na compreensão de leitura de escolares disléxicos. Método Participaram do estudo onze escolares de 4º e 5° anos do ensino fundamental, diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre nove e onze anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao programa terapêutico fonoaudiológico com 16 sessões, divididas em quatro níveis de complexidade. Em cada sessão, foram utilizados um texto adaptado com a Técnica de Cloze e tarefas de Compreensão Textual e Ortografia. Os sujeitos realizaram avaliação da compreensão leitora no pré e no pós-teste com um texto do Teste de Compreensão Leitora de Textos Expositivos, adaptado com a Técnica de Cloze estrutural sem apoio, seguido da Avaliação dos Níveis de Compreensão de Leitura. Resultados Os sujeitos apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora no pós-teste, tanto no preenchimento do texto adaptado com a Técnica de Cloze e nas respostas às Perguntas de Compreensão Textual quanto no nível de compreensão de leitura atingido. Conclusão O programa elaborado gerou melhor desempenho na compreensão leitora dos escolares disléxicos e na motivação para a leitura. A Técnica de Cloze e as Perguntas de Compreensão Textual foram instrumentos úteis para desenvolver e apontar mudanças na compreensão de leitura dos sujeitos desta pesquisa. Trata-se de estudo relevante, por elaborar e verificar os efeitos de um programa específico de remediação para disléxicos, com uma proposta de aplicação de textos usando a Técnica de Cloze e aliando-a a outras tarefas diversificadas de compreensão de leitura textual e ortografia.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100313CoDAS v.32 n.1 2020reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20192018156info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Ligia ZanellaCárnio,Maria Silviapor2020-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822020000100313Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2020-02-06T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
title Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
spellingShingle Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
Martins,Ligia Zanella
Dislexia
Linguagem
Compreensão
Leitura
Fonoaudiologia
title_short Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
title_full Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
title_fullStr Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
title_full_unstemmed Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
title_sort Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção
author Martins,Ligia Zanella
author_facet Martins,Ligia Zanella
Cárnio,Maria Silvia
author_role author
author2 Cárnio,Maria Silvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Ligia Zanella
Cárnio,Maria Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Linguagem
Compreensão
Leitura
Fonoaudiologia
topic Dislexia
Linguagem
Compreensão
Leitura
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Elaborar um programa terapêutico fonoaudiológico e verificar seus efeitos na compreensão de leitura de escolares disléxicos. Método Participaram do estudo onze escolares de 4º e 5° anos do ensino fundamental, diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre nove e onze anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao programa terapêutico fonoaudiológico com 16 sessões, divididas em quatro níveis de complexidade. Em cada sessão, foram utilizados um texto adaptado com a Técnica de Cloze e tarefas de Compreensão Textual e Ortografia. Os sujeitos realizaram avaliação da compreensão leitora no pré e no pós-teste com um texto do Teste de Compreensão Leitora de Textos Expositivos, adaptado com a Técnica de Cloze estrutural sem apoio, seguido da Avaliação dos Níveis de Compreensão de Leitura. Resultados Os sujeitos apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora no pós-teste, tanto no preenchimento do texto adaptado com a Técnica de Cloze e nas respostas às Perguntas de Compreensão Textual quanto no nível de compreensão de leitura atingido. Conclusão O programa elaborado gerou melhor desempenho na compreensão leitora dos escolares disléxicos e na motivação para a leitura. A Técnica de Cloze e as Perguntas de Compreensão Textual foram instrumentos úteis para desenvolver e apontar mudanças na compreensão de leitura dos sujeitos desta pesquisa. Trata-se de estudo relevante, por elaborar e verificar os efeitos de um programa específico de remediação para disléxicos, com uma proposta de aplicação de textos usando a Técnica de Cloze e aliando-a a outras tarefas diversificadas de compreensão de leitura textual e ortografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20192018156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.32 n.1 2020
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442619289600