O contributo do trabalho coadjuvado em educação especial, no 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marta Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7543
Resumo: O principal objetivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de coadjuvação entre o professor do Ensino Regular e o professor de Educação Especial, tendo em vista compreender de que modo o seu trabalho coadjuvado favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com Necessidades Educativas Especiais. A revisão da literatura, a nossa refelxão pessoal e o desempenho profissional dos Professores nas suas práticas de coadjuvação com vista à Inclusão desse grupo de alunos na escola regular, constituiram o núcleo central da investigação levada a cabo. O universo do estudo é constituído por três professores do Ensino Regular (1º Ciclo) e por três professores de Educação Especial do concelho de Valongo. O instrumento utilizado nesta dissertação foi a entrevista semi-estruturada. Optou-se por um estudo de caso que assenta numa metodologia qualitativa. A coadjuvação entre os professores revela-se fundamental. A análise dos resultados permitiu clarificar que a coadjuvação entre os docentes é um elemento chave na inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais na escola regular. Constatou-se, ainda, que os docentes procuram trabalhar colaborativamente, de modo a encontrar as melhores respostas para os seus alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste âmbito, a atuação coadjuvada dos docentes contribui para a criação de um ambiente de inclusão. O estudo termina com recomendações futuras, apresenta sugestões para a realização de futuros projetos e limitações do estudo. Pretende-se que este estudo contribua para que os docentes realizem cada vez mais, um trabalho coadjuvado, com vista à inclusão e ao sucesso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
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