Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Pacheco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Eugénia Ribeiro, Fernando Oliveira Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
Resumo: <p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p>
id RCAP_cdc651ddf17012e7f53c0dab9ae041ea
oai_identifier_str oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português<p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p>2017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesoai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesporhttps://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuís PachecoEugénia RibeiroFernando Oliveira Tavaresreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-26T17:31:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
title Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
spellingShingle Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
Luís Pacheco
title_short Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
title_full Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
title_fullStr Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
title_full_unstemmed Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
title_sort Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
author Luís Pacheco
author_facet Luís Pacheco
Eugénia Ribeiro
Fernando Oliveira Tavares
author_role author
author2 Eugénia Ribeiro
Fernando Oliveira Tavares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís Pacheco
Eugénia Ribeiro
Fernando Oliveira Tavares
description <p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p>
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
url https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
identifier_str_mv oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301595771371520