Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
Resumo: | <p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p> |
id |
RCAP_cdc651ddf17012e7f53c0dab9ae041ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português<p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p>2017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesoai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesporhttps://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portuguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuís PachecoEugénia RibeiroFernando Oliveira Tavaresreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-26T17:31:19ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
title |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
spellingShingle |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português Luís Pacheco |
title_short |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
title_full |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
title_fullStr |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
title_full_unstemmed |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
title_sort |
Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português |
author |
Luís Pacheco |
author_facet |
Luís Pacheco Eugénia Ribeiro Fernando Oliveira Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Eugénia Ribeiro Fernando Oliveira Tavares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís Pacheco Eugénia Ribeiro Fernando Oliveira Tavares |
description |
<p>Este trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.</p> |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
url |
https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
identifier_str_mv |
oai:www.cepese.pt:pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/populacao-e-sociedade-n-o-26/literacia-financeira-estudo-aplicado-a-uma-amostra-de-alunos-de-uma-escola-do-3-o-ciclo-do-ensino-basico-e-secundario-portugues |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301595771371520 |