Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Olga Narciso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4815
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_d24d61217fa46a364d1791a2380a1b65
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)MotivaçãoDesmotivaçãoDisciplinaIndisciplinaMotivationDemotivationDisciplineIndisciplineDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA motivação e a disciplina, na sala de aula, têm sido matéria de relevo na vida escolar dos intervenientes. Este estudo teve como objetivos gerais, relacionar as características pessoais dos alunos com a sua motivação e disciplina e relacionar as características pessoais dos professores com as perceções sobre as características de um aluno indisciplinado e desmotivado. Foram definidos nove objetivos específicos. Os dados derivam de inquéritos por questionário aplicados a vinte e seis alunos e doze professores, da turma C do 7º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária da Bemposta, em Portimão. Concluiu-se que a desmotivação é o motivo fulcral para os alunos não gostarem de estudar. A maioria destes alunos perceciona-se como sendo faladora e pouco participativa. Espanhol é a disciplina preferida e Físico-Química é a menos preferida, devendo-se ambas à motivação nutrida pelos conteúdos e pelos professores. Alguns não possuem motivação para as aulas e muitos consideram-se indisciplinados. O que os motiva é a aprendizagem e os professores. O que os desmotiva é a indisciplina da turma, as matérias e os professores. Insultar e desencadear motim são os comportamentos mais percecionados como indisciplinados. Grande parte dos docentes inquiridos é unânime na presença de desmotivação (maior incidência) e de indisciplina (menor incidência) na turma. Maioritariamente, o que motiva os alunos para a aprendizagem é a compreensão da utilidade das disciplinas escolares, a par da relação empática com os professores. Alunos repetentes gostam menos das aulas e têm uma menor motivação. A distração é a principal característica assinalada a alunos desmotivados. Alunos com um nível semelhante de conhecimentos e de sucesso académico, na mesma sala, proporcionam boa aprendizagem e aquisição de competências. A movimentação dos alunos e a relação família-escola influem no aparecimento da indisciplina. O elogio é a estratégia de prevenção mais assinalada. O reforço positivo, pelo comportamento adequado, é a estratégia de modificação comportamental mais mencionada. Qualquer tipo de agressão é percecionado como comportamento indisciplinado.Motivation and discipline have been subject of several studies over time given their importance for school, professional and social life. The general objectives of this study were to relate students' personal characteristics to their motivation and discipline and teachers' personal characteristics to their perceptions regarding the characteristics of an unmotivated and undisciplined student. Nine specific goals were also defined. The data derives from questionnaire surveys, applied to twenty six students and twelve teachers, of Class C of the 7th school year of the Basic and Secondary School of Bemposta, Portimão. It was concluded that demotivation is the main reason for the surveyed students' lack of interest in studying. In the classroom, most students are talkative and not very participative in the contents worked. Spanish is the students' favourite subject, whereas Physics and Chemistry is the least favourite. This is due to the motivation created by the contents and by the teachers. Half of these students are not motivated for classes and less than half are considered to be undisciplined. Learning and teachers are what motivate the students, while the classes' indiscipline, subjects/learning and teachers are what demotivate them. Insulting colleagues and teachers and throwing objects are considered undisciplined behaviours by these students. More than half of the teachers agrees unanimously on the presence of demotivation (greatest incidence) and lack of discipline (lesser incidence) on the class. For most of the surveyed teachers, understanding the school subjects' usefulness, as well as establishing an empathic relationship with the teachers, is what motivates students to learn. It was proven that repeating students enjoy less being in class and have a greater lack of motivation. The "distant look when listening to an oral communication by the teacher" is the main characteristic attributed, by these teachers, to unmotivated students. Conversely, students with a similar level of knowledge and academic success, in the same classroom, contribute for a more fluent learning experience and provide them with greater competences. Students' movement and the family-school relation affect the occurrence of indiscipline. The main strategy for prevention is to praise, while positive reinforcement for adequate behaviour is the most mentioned behavioural modification strategy. Verbal, moral, psychological and/or physical aggression towards teachers and colleagues are perceived unanimously by the surveyed teachers as undisciplined behaviours.[s.n.]Coelho, FátimaNunes, ArmindoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVasconcelos, Olga Narciso2015-07-03T15:36:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4815202183610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:09Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:39.295080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
title Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
spellingShingle Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
Vasconcelos, Olga Narciso
Motivação
Desmotivação
Disciplina
Indisciplina
Motivation
Demotivation
Discipline
Indiscipline
title_short Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
title_full Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
title_fullStr Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
title_full_unstemmed Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
title_sort Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)
author Vasconcelos, Olga Narciso
author_facet Vasconcelos, Olga Narciso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Nunes, Armindo
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Olga Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Desmotivação
Disciplina
Indisciplina
Motivation
Demotivation
Discipline
Indiscipline
topic Motivação
Desmotivação
Disciplina
Indisciplina
Motivation
Demotivation
Discipline
Indiscipline
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03T15:36:11Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4815
202183610
url http://hdl.handle.net/10284/4815
identifier_str_mv 202183610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130283099815936