Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97685
Resumo: Nos últimos anos, os educadores têm se interessado por questões relacionadas à disciplina/indisciplina em sala de aula. Temos observado também que, paralelamente a esses conceitos, idéias sobre limites aparecem nas práticas pedagógicas. Dessa forma, em consonância com esse interesse, trazemos a presente pesquisa visando contribuir com a produção teórica sobre o assunto e, assim, auxiliar a práxis dos profissionais da educação, em particular da educação infantil. Este trabalho pretende investigar como se caracterizam as práticas educativas voltadas para lidar com as questões relativas à disciplina. Buscamos conhecer o que os educadores de uma instituição pública de educação infantil compreendem por disciplina / indisciplina e limites e, quais ações desenvolvem para trabalhar com essa temática. Trata-se de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participam de seu cotidiano.Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não-estruturadas e semi- estruturadas com os educadores que atuam na creche e na pré-escola. Analisamos também, os seguintes documentos: o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Pedagógicas. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva dialética. Desse modo, em nossa pesquisa bibliográfica procuramos realizar uma análise histórica das práticas disciplinares na educação e concomitantemente buscamos investigar as possíveis relações entre os conceitos de infância e disciplina. Podemos considerar, a partir de nosso estudo, que os educadores de crianças de zero a seis anos pesquisados compreendem os conceitos de limites e disciplina como sinônimos....
id UNSP_ca4f0321691b897e951c949f82ff36ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97685
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de casoEducação de criançasDisciplinaIndisciplinaLimitesDisciplineIndisciplineLimitsChildren educationNos últimos anos, os educadores têm se interessado por questões relacionadas à disciplina/indisciplina em sala de aula. Temos observado também que, paralelamente a esses conceitos, idéias sobre limites aparecem nas práticas pedagógicas. Dessa forma, em consonância com esse interesse, trazemos a presente pesquisa visando contribuir com a produção teórica sobre o assunto e, assim, auxiliar a práxis dos profissionais da educação, em particular da educação infantil. Este trabalho pretende investigar como se caracterizam as práticas educativas voltadas para lidar com as questões relativas à disciplina. Buscamos conhecer o que os educadores de uma instituição pública de educação infantil compreendem por disciplina / indisciplina e limites e, quais ações desenvolvem para trabalhar com essa temática. Trata-se de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participam de seu cotidiano.Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não-estruturadas e semi- estruturadas com os educadores que atuam na creche e na pré-escola. Analisamos também, os seguintes documentos: o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Pedagógicas. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva dialética. Desse modo, em nossa pesquisa bibliográfica procuramos realizar uma análise histórica das práticas disciplinares na educação e concomitantemente buscamos investigar as possíveis relações entre os conceitos de infância e disciplina. Podemos considerar, a partir de nosso estudo, que os educadores de crianças de zero a seis anos pesquisados compreendem os conceitos de limites e disciplina como sinônimos....In the last few years, some educators have been interested in subjects related to discipline/indiscipline in the classroom. We've noticed that together with these subjects, ideas about the limits have arisen in the educational practice, too. In this way, together with this interest, this research was developed to try to contribute with the theoretic production about the subject, and consequently, to help the education professionals praxis, in particular, the ones who work with children. This work intends to investigate how the educational practices focused on these subjects related to discipline are chacterized. In other words, we've researched how the educators from a public institution for children define discipline/indiscipline and limits, and what procedures they have taken to deal with this theme. It's an investigation format characterized as an Ethnographical Case Study. This way of researching allowed us to know deeply the culture of an institution, and the professional's prospects that make part in its every day life. In this way, we've made systematic observations of the institutional routine, as well as, structured and non-structured interviews with the educators who work with the creche and pre-school pupils. We've also analysed the following documents: Political Pedagogical Project and the Pedagogical Guidelines. The data were analysed according to the dialectic perspective. Thus, in our bibliographical research we've tried to analyse the history of the practices related to discipline in education, and at the same time to investigate the possible links between the concepts of childhood and discipline. We are allowed to consider from our study that the educators of children, from zero to six years old, who were researched have the same concepts about limits and discipline, and they see both words as synonyms ...(Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:29:04Z2014-06-11T19:29:04Z2005-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 f. : il.application/pdfSCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2005.http://hdl.handle.net/11449/97685000329595schicotti_rvo_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:08:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-31T06:08:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
title Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
spellingShingle Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]
Educação de crianças
Disciplina
Indisciplina
Limites
Discipline
Indiscipline
Limits
Children education
title_short Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
title_full Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
title_fullStr Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
title_sort Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso
author Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]
author_facet Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yazlle, Elisabeth Gelli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schicotti, Rosana Vera de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Disciplina
Indisciplina
Limites
Discipline
Indiscipline
Limits
Children education
topic Educação de crianças
Disciplina
Indisciplina
Limites
Discipline
Indiscipline
Limits
Children education
description Nos últimos anos, os educadores têm se interessado por questões relacionadas à disciplina/indisciplina em sala de aula. Temos observado também que, paralelamente a esses conceitos, idéias sobre limites aparecem nas práticas pedagógicas. Dessa forma, em consonância com esse interesse, trazemos a presente pesquisa visando contribuir com a produção teórica sobre o assunto e, assim, auxiliar a práxis dos profissionais da educação, em particular da educação infantil. Este trabalho pretende investigar como se caracterizam as práticas educativas voltadas para lidar com as questões relativas à disciplina. Buscamos conhecer o que os educadores de uma instituição pública de educação infantil compreendem por disciplina / indisciplina e limites e, quais ações desenvolvem para trabalhar com essa temática. Trata-se de um formato de investigação caracterizado como estudo de caso etnográfico. Essa forma de pesquisa nos permitiu conhecer, em maior profundidade, a cultura de uma instituição e as perspectivas dos profissionais que participam de seu cotidiano.Nesse sentido, realizamos observações sistemáticas da rotina institucional, bem como, entrevistas não-estruturadas e semi- estruturadas com os educadores que atuam na creche e na pré-escola. Analisamos também, os seguintes documentos: o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Pedagógicas. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva dialética. Desse modo, em nossa pesquisa bibliográfica procuramos realizar uma análise histórica das práticas disciplinares na educação e concomitantemente buscamos investigar as possíveis relações entre os conceitos de infância e disciplina. Podemos considerar, a partir de nosso estudo, que os educadores de crianças de zero a seis anos pesquisados compreendem os conceitos de limites e disciplina como sinônimos....
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-06
2014-06-11T19:29:04Z
2014-06-11T19:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/97685
000329595
schicotti_rvo_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv SCHICOTTI, Rosana Vera de Oliveira. Concepções e práticas de educadores acerca de disciplina e limites na educação infantil: um estudo de caso. 2005. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2005.
000329595
schicotti_rvo_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789566362451968