A Influência dos fatores psicossociais na prevenção das demências
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Publication Date: | 2014 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/4954 |
Summary: | Introdução: O envelhecimento da população tem levado a um aumento da prevalência das demências em todo o mundo. Observa-se um aumento do reconhecimento da influência dos fatores psicossociais (educação, vida profissional, atividade física, atividades cognitivas, hobbies e socialização) na demência. Objetivo: Analisar a influência das características psicossociais na população idosa na demência. Metodologia: Estudo observacional transversal. Recolha de dados por processo não aleatório de amostragem acidental. Foram aplicados um questionário para recolha de informações psicossociais e testes cognitivos (Mini Mental State Examination (MMSE), Teste dos Dígitos (Digit Span Test) e Palavras começadas por “S”). Foi feita a estatística descritiva dos dados e analisada a presença de associação entre as varáveis usando os testes de independência do qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: A amostra compreendeu 72 idosos, com uma média de idades de 83 anos, dos quais 33,3% pertencem ao género masculino e 66,7% ao género feminino. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre défice cognitivo e as variáveis: alfabetização, anos de escolaridade, participação em atividades lúdicas cognitivas, participação em atividades de natureza intelectual durante a vida adulta. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre défice cognitivo e as variáveis: grupo profissional, trabalhar fora de casa, idade da reforma, integração social, manutenção de amizades após a reforma, participação em atividades de natureza social ou desportiva durante a vida adulta, prática de exercício físico, manutenção de autonomia funcional e manutenção da rotina diária após a reforma. Conclusão: No futuro intervenções ao nível dos fatores psicossociais, principalmente de natureza educacional e intelectual, poderão conduzir a uma deterioração cognitiva menos acentuada. São necessários mais estudos que permitam estabelecer se, efetivamente, existe uma relação causal entre as diversas características psicossociais e a presença de défice cognitivo e síndrome demencial. |
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A Influência dos fatores psicossociais na prevenção das demênciasCogniçãoDéfice CognitivoDemênciaEnvelhecimentoFatores PsicossociaisPrevençãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: O envelhecimento da população tem levado a um aumento da prevalência das demências em todo o mundo. Observa-se um aumento do reconhecimento da influência dos fatores psicossociais (educação, vida profissional, atividade física, atividades cognitivas, hobbies e socialização) na demência. Objetivo: Analisar a influência das características psicossociais na população idosa na demência. Metodologia: Estudo observacional transversal. Recolha de dados por processo não aleatório de amostragem acidental. Foram aplicados um questionário para recolha de informações psicossociais e testes cognitivos (Mini Mental State Examination (MMSE), Teste dos Dígitos (Digit Span Test) e Palavras começadas por “S”). Foi feita a estatística descritiva dos dados e analisada a presença de associação entre as varáveis usando os testes de independência do qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: A amostra compreendeu 72 idosos, com uma média de idades de 83 anos, dos quais 33,3% pertencem ao género masculino e 66,7% ao género feminino. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre défice cognitivo e as variáveis: alfabetização, anos de escolaridade, participação em atividades lúdicas cognitivas, participação em atividades de natureza intelectual durante a vida adulta. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre défice cognitivo e as variáveis: grupo profissional, trabalhar fora de casa, idade da reforma, integração social, manutenção de amizades após a reforma, participação em atividades de natureza social ou desportiva durante a vida adulta, prática de exercício físico, manutenção de autonomia funcional e manutenção da rotina diária após a reforma. Conclusão: No futuro intervenções ao nível dos fatores psicossociais, principalmente de natureza educacional e intelectual, poderão conduzir a uma deterioração cognitiva menos acentuada. São necessários mais estudos que permitam estabelecer se, efetivamente, existe uma relação causal entre as diversas características psicossociais e a presença de défice cognitivo e síndrome demencial.Background: Population aging has led to an increased prevalence of dementia all over the world. It is observed an increased recognition of the influence of psychosocial factors (such as education, professional life, physical activity, cognitive activities, hobbies and socializing) in dementia. Objective: Analyze the influence of elderly psychosocial characteristics in dementia Methods: Cross-sectional, observational study. The data were gathered by a non-randomized process of accidental sampling. A questionnaire to collect information psychosocial and cognitive tests (Mini Mental State Examination (MMSE), Digit Span Test and words beginning with the letter "S") were applied. It was done descriptive statistical analysis of the data and the association between variables was analyzed using chi-square independence test and Fisher exact test. Results: 72 elderly participated on the study. 33.3% males and 66.7% females. Mean age was 83 years. Statistically significant association was found between cognitive impairment and the following variables: literacy, level of education, participation in cognitive leisure activities, engagement in intellectual activities during adulthood. No statistically significant association was found between cognitive impairment and the following variables: professional group, working outside home, retirement age, social integration, maintaining friendships after retirement, engagement in social or participate in sports during adulthood, physical activity, maintenance of functional autonomy and daily routine after retirement. Conclusion: In the future, interventions in the psychosocial factors, mostly the ones of educational and intellectual nature, may lead to a minor cognitive impairment. More studies are required to establish whether there is a causal relationship between the many psychosocial characteristics and the presence of cognitive impairment and dementia.Rosado, Maria Luiza ConstanteSantos, Teresa BordalouBibliorumAdão, Ana Margarida Soares2018-07-10T16:13:38Z2014-5-62014-06-132014-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4954TID:201639467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:58.318452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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