O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177 |
Summary: | Resumo O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero. |
id |
RCAP_d41d107404ceef263d950f1a4ce32bc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-74352022000300177 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitivaBrasildocênciaeducação universitáriaensino superiormetáforatecnologias digitaisResumo O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero.Centro de Estudos Sociais2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177Revista Crítica de Ciências Sociais n.129 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177Ferreira,José Genival Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:28:48Zoai:scielo:S2182-74352022000300177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:32:57.816175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
title |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
spellingShingle |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva Ferreira,José Genival Bezerra Brasil docência educação universitária ensino superior metáfora tecnologias digitais |
title_short |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
title_full |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
title_fullStr |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
title_full_unstemmed |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
title_sort |
O professor do ensino superior e os novos desafios da docência no contexto das tecnologias digitais: uma abordagem sociocognitiva |
author |
Ferreira,José Genival Bezerra |
author_facet |
Ferreira,José Genival Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,José Genival Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil docência educação universitária ensino superior metáfora tecnologias digitais |
topic |
Brasil docência educação universitária ensino superior metáfora tecnologias digitais |
description |
Resumo O presente artigo pretende analisar os significados metafóricos que os professores do ensino superior têm atribuído às tecnologias digitais no âmbito pandêmico da COVID-19. Para o efeito, desenvolvemos uma investigação fenomenológica, um dos tipos de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para a geração de dados relatos produzidos na plataforma Google Forms por docentes de nove universidades públicas do Norte e do Nordeste do Brasil. O estudo assume uma visão sociocognitiva da linguagem, focada no aporte teórico da Linguística Cognitiva, com uma abordagem da metáfora conceptual direcionada ao corpus e ao discurso. Utilizando o método do domínio-alvo para a identificação da metáfora no corpus, destacam-se, com mais frequência, aquelas de cunho negativo, como a exclusão e o desespero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352022000300177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Crítica de Ciências Sociais n.129 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137390141374464 |