Uso da tecnologia no ensino superior e Portugal depois da pandemia: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelo, Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43396
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo relatar de que forma é que a pandemia da Covid 19 (SARS-CoV-2) veio influenciar, e consequentemente, alterar os diferentes hábitos de vida da sociedade, entre eles o processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior em Portugal. Como resposta à pandemia, as universidades, não só em Portugal, mas em todo o mundo, viram-se obrigadas a fechar, durante um período indefinido, e as aulas passaram a ser lecionadas através de diversas plataformas online. Nesta dissertação, vão-se realizar dois questionários, um direcionado aos alunos e outro aos docentes, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O intuito destes questionários é perceber quais foram as vantagens e desvantagens sentidas não só pelos estudantes, como também pelos docentes, relativamente ao ensino à distância. É perceber quais as maiores dificuldades sentidas e quais os hábitos que, nos dias de hoje, se mantêm graças à evolução da tecnologia em tempo de pandemia. Para além de se querer saber o que aconteceu durante o período de pandemia, esta dissertação foca-se no “depois”, ou seja, no pós-pandemia.
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