Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosistolato, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antropolítica (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262
Resumo: O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.
id UFF-18_817445be5e48edd9e7e36207ce71604e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54262
network_acronym_str UFF-18
network_name_str Antropolítica (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmicoEnsino de antropologiaPandemia de covid-19Inovações pedagógicasEtnografia dos espaços virtuais.O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/5426210.22409/antropolitica2022.i3.a54262Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ2179-73311414-737810.22409/antropolitica2022.33reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33134https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33177Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouceiro, Luiz AlbertoRosistolato, Rodrigo2022-11-03T11:45:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54262Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2022-11-03T11:45:22Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
title Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
spellingShingle Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
Couceiro, Luiz Alberto
Ensino de antropologia
Pandemia de covid-19
Inovações pedagógicas
Etnografia dos espaços virtuais.
title_short Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
title_full Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
title_fullStr Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
title_full_unstemmed Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
title_sort Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
author Couceiro, Luiz Alberto
author_facet Couceiro, Luiz Alberto
Rosistolato, Rodrigo
author_role author
author2 Rosistolato, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro, Luiz Alberto
Rosistolato, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de antropologia
Pandemia de covid-19
Inovações pedagógicas
Etnografia dos espaços virtuais.
topic Ensino de antropologia
Pandemia de covid-19
Inovações pedagógicas
Etnografia dos espaços virtuais.
description O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262
10.22409/antropolitica2022.i3.a54262
url https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262
identifier_str_mv 10.22409/antropolitica2022.i3.a54262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33134
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ
2179-7331
1414-7378
10.22409/antropolitica2022.33
reponame:Antropolítica (Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Antropolítica (Online)
collection Antropolítica (Online)
repository.name.fl_str_mv Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com
_version_ 1797068795081129984