Erros ortográficos em provas de ditado: um estudo com crianças com dificuldades de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Maria João da Conceição
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11999
Resumo: As crianças com alterações ao nível da escrita, encaminhadas para terapia da fala, são uma realidade crescente. Uma vez que possuem, na sua maioria, alterações de linguagem ou fala associadas, ou um historial das mesmas, torna-se importante para os terapeutas compreender as particularidades da performance escrita destas crianças, já que formam um grupo bastante heterogéneo. O desenvolvimento tecnológico promove cada vez mais a utilização da escrita, pelo que importa dotar estas crianças com ferramentas adequadas para o seu pleno desenvolvimento académico e social. Por estas razões, o presente estudo tem por objetivo estudar a performance escrita de crianças acompanhadas em terapia da fala, utilizando o ditado como estímulo. Ao analisar e categorizar os erros ortográficos realizados, pretende-se compreender se, face aos diversos problemas associados, essas crianças demonstram um padrão semelhante entre si, e de que forma esse padrão pode ser comparado à aprendizagem normal. Os resultados demonstram que, apesar de formarem uma amostra heterogénea, revelam um perfil de escrita idêntico, especialmente do ponto de vista qualitativo. Além disso, são muitas as semelhanças com o desenvolvimento típico de escrita, apesar de evidenciarem algumas particularidades atípicas esperadas, considerando a dificuldade que estas crianças demonstram em adquirir as regras de ortografia.
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