DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Pedro Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48560/rspo.7311
Resumo: Introdução: as anomalias transitórias da permeabilidade vascular estão bem documentadas após a cirurgia de catarata, sendo frequentemente auto-limitadas. A manifestação típica abrange desde a exsudação sub-clínica ao edema macular clinicamente significativo, sendo este último mais frequente na presença de factores de risco. Objectivos: Os autores reportam um caso clínico de descolamento exsudativo da retina e edema macular no pós-operatório imediato de uma cirurgia de catarata por faco-emulsificação sem complicações, num doente sem factores de risco. Material e métodos: caso clínico de doente de 72 anos, sexo masculino, sem antecedentes relevantes oftalmológicos ou outros, submetido a cirurgia de catarata do olho direito por faco-emulsificação e colocação de lente intra-ocular no saco capsular, sem complicações cirúrgicas. 24 horas após a cirurgia, observou-se um extenso descolamento seroso do polo posterior e edema macular cistóide. Na angiografia fluoresceínica detectaram-se múltiplos locais de “leakage”. Optou-se pela observação e medicação com acetazolamida oral e nepafenac tópico, com total resolução do quadro clínico após 1 mês. A acuidade visual melhor corrigida final foi de 10/10. Discussão e conclusão: a permeabilidade vascular alterada após a cirurgia de catarata é frequente, mesmo em doentes sem factores de risco para edema macular. Pode resultar não apenas em manifestações sub-clínicas ou clínicas de edema intra-retiniano, mas também em acumulação de fluido subretiniano. O caso apresentado é raro pela precocidade da manifestação e extensão do fluido subretiniano, num doente sem factores de risco.
id RCAP_dac567e238b88fac4067e9f54b2803a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICOComunicações Curtas e Imagens em OftalmologiaIntrodução: as anomalias transitórias da permeabilidade vascular estão bem documentadas após a cirurgia de catarata, sendo frequentemente auto-limitadas. A manifestação típica abrange desde a exsudação sub-clínica ao edema macular clinicamente significativo, sendo este último mais frequente na presença de factores de risco. Objectivos: Os autores reportam um caso clínico de descolamento exsudativo da retina e edema macular no pós-operatório imediato de uma cirurgia de catarata por faco-emulsificação sem complicações, num doente sem factores de risco. Material e métodos: caso clínico de doente de 72 anos, sexo masculino, sem antecedentes relevantes oftalmológicos ou outros, submetido a cirurgia de catarata do olho direito por faco-emulsificação e colocação de lente intra-ocular no saco capsular, sem complicações cirúrgicas. 24 horas após a cirurgia, observou-se um extenso descolamento seroso do polo posterior e edema macular cistóide. Na angiografia fluoresceínica detectaram-se múltiplos locais de “leakage”. Optou-se pela observação e medicação com acetazolamida oral e nepafenac tópico, com total resolução do quadro clínico após 1 mês. A acuidade visual melhor corrigida final foi de 10/10. Discussão e conclusão: a permeabilidade vascular alterada após a cirurgia de catarata é frequente, mesmo em doentes sem factores de risco para edema macular. Pode resultar não apenas em manifestações sub-clínicas ou clínicas de edema intra-retiniano, mas também em acumulação de fluido subretiniano. O caso apresentado é raro pela precocidade da manifestação e extensão do fluido subretiniano, num doente sem factores de risco.Ajnet2016-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttps://doi.org/10.48560/rspo.7311eng1646-69501646-6950Neves, Pedro Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:05:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
title DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
spellingShingle DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
Neves, Pedro Pereira
Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia
title_short DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
title_full DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
title_fullStr DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
title_full_unstemmed DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
title_sort DESCOLAMENTO EXSUDATIVO DA MÁCULA APÓS CIRURGIA DE CATARATA SEM COMPLICAÇÕES: CASO CLÍNICO
author Neves, Pedro Pereira
author_facet Neves, Pedro Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Pedro Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia
topic Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia
description Introdução: as anomalias transitórias da permeabilidade vascular estão bem documentadas após a cirurgia de catarata, sendo frequentemente auto-limitadas. A manifestação típica abrange desde a exsudação sub-clínica ao edema macular clinicamente significativo, sendo este último mais frequente na presença de factores de risco. Objectivos: Os autores reportam um caso clínico de descolamento exsudativo da retina e edema macular no pós-operatório imediato de uma cirurgia de catarata por faco-emulsificação sem complicações, num doente sem factores de risco. Material e métodos: caso clínico de doente de 72 anos, sexo masculino, sem antecedentes relevantes oftalmológicos ou outros, submetido a cirurgia de catarata do olho direito por faco-emulsificação e colocação de lente intra-ocular no saco capsular, sem complicações cirúrgicas. 24 horas após a cirurgia, observou-se um extenso descolamento seroso do polo posterior e edema macular cistóide. Na angiografia fluoresceínica detectaram-se múltiplos locais de “leakage”. Optou-se pela observação e medicação com acetazolamida oral e nepafenac tópico, com total resolução do quadro clínico após 1 mês. A acuidade visual melhor corrigida final foi de 10/10. Discussão e conclusão: a permeabilidade vascular alterada após a cirurgia de catarata é frequente, mesmo em doentes sem factores de risco para edema macular. Pode resultar não apenas em manifestações sub-clínicas ou clínicas de edema intra-retiniano, mas também em acumulação de fluido subretiniano. O caso apresentado é raro pela precocidade da manifestação e extensão do fluido subretiniano, num doente sem factores de risco.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48560/rspo.7311
url https://doi.org/10.48560/rspo.7311
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-6950
1646-6950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ajnet
publisher.none.fl_str_mv Ajnet
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301519515779072