Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Tânia Isabel da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11070
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_dd72fff0b4220f63a5ee4c57bc30636b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeuCustomer Relationship ManagementCRM 2.0 ou Social CRMmobile CRMagências de recrutamentorecruitment agenciesMestrado em MarketingAs empresas estão cada vez mais centradas no cliente e em novas formas de os abordar individualmente. As tecnologias mobile e da Web 2.0 têm permitido às empresas desenvolver-se neste campo e aproximar-se dos clientes. A presente investigação foca-se na forma como os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) são utilizados pelas empresas de recrutamento a nível Europeu por forma a ajudar os candidatos a encontrar emprego de forma personalizada. Para melhor compreender a utilização destes sistemas de CRM, a metodologia utilizada para este estudo exploratório foi a quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, baseada em julgamento. No total foram estudadas 35 agências de recrutamento. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de software por parte das agências de recrutamento é bastante notória. Neste estudo foi ainda possível perceber que o CRM 2.0 está presente na grande maioria das empresas em estudo, que não descuram o envio de ofertas de emprego personalizadas para os candidatos via e-mail, assim como a utilização das redes sociais como forma de contacto e de divulgação de ofertas de emprego. Quanto ao mobile CRM, existe ainda muito por explorar neste canal, uma vez que as agências focam os seus recursos na Web 2.0, deixando de parte o grande potencial deste canal.On a daily basis, companies are growing more focused on the costumer and in new ways to approach them individually. Mobile technologies and Web 2.0 have been pushing companies to evolve in this matter and helping them to approach costumers. The present research is focused on the way Costumer Relationship Management (CRM) systems are used, on an european level, by recruiting companies to assist candidates in finding an adequate job. For better understanding this CRM systems, the methodology used in the exploratory study was quantitative, resorting to a non-prababilistic sampling technic, based on judgement. In total, 35 recruiting agencies were studied. Obtained results showed that the use of software in recruiting agencies is quite common. In this study, it was also possible to verify that CRM 2.0 is present in the vast majority of the studied companies, who do not neglect sending customized job offers via email to their candidates as well as using social networks as communication and job offers divulgation tools. When it comes to mobile CRM, there's still much to be explored in this channel, as agencies focus their resources in Web 2.0, leaving this channel's great potential unused.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaGregório, Tânia Isabel da Costa2016-02-25T15:17:33Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11070porGregório, Tânia Isabel da Costa (2013). "Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:25.364868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
title Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
spellingShingle Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
Gregório, Tânia Isabel da Costa
Customer Relationship Management
CRM 2.0 ou Social CRM
mobile CRM
agências de recrutamento
recruitment agencies
title_short Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
title_full Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
title_fullStr Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
title_full_unstemmed Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
title_sort Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu
author Gregório, Tânia Isabel da Costa
author_facet Gregório, Tânia Isabel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Tânia Isabel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Management
CRM 2.0 ou Social CRM
mobile CRM
agências de recrutamento
recruitment agencies
topic Customer Relationship Management
CRM 2.0 ou Social CRM
mobile CRM
agências de recrutamento
recruitment agencies
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-02-25T15:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11070
url http://hdl.handle.net/10400.5/11070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gregório, Tânia Isabel da Costa (2013). "Customer Relationship Management (CRM) em agências de recrutamento a nível europeu". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131057331634176