Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/269 |
Resumo: | Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas. - This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed. |
id |
RCAP_dde1d4863cd2dd22610df974f48a89a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/269 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridadeFenomenografiaAprendizagemConcepções de AprendizagemEste estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas. - This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGrácio, MariaChaleta, MariaRosário, Pedro2010-11-22T19:59:38Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/269porGRÁCIO, Maria Luísa Fonseca; CHALETA, Maria Elisa Rolo; ROSÁRIO, Pedro - Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade. Revista Interacções. Nº6 (2007), p.197-2141646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:54.853934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
title |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
spellingShingle |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade Grácio, Maria Fenomenografia Aprendizagem Concepções de Aprendizagem |
title_short |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
title_full |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
title_fullStr |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
title_full_unstemmed |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
title_sort |
Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade |
author |
Grácio, Maria |
author_facet |
Grácio, Maria Chaleta, Maria Rosário, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Chaleta, Maria Rosário, Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grácio, Maria Chaleta, Maria Rosário, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenografia Aprendizagem Concepções de Aprendizagem |
topic |
Fenomenografia Aprendizagem Concepções de Aprendizagem |
description |
Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre concepções de aprendizagem. Exploraram-se concepções sobre o que é aprender e diversas dimensões do fenómeno aprendizagem nomeadamente no que diz respeito à função da aprendizagem e ao que é preciso para se aprender. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas, transcritas integralmente e sujeitas a análise de conteúdo (Grácio, 2002). Foram identificadas não só concepções anteriormente referenciadas na literatura como também novas concepções sobre a aprendizagem. Os dados serão analisados e discutidas implicações educativas. - This study identifies student’s learning conceptions exploring possible developmental differences connected with different learning experiences through central educational platforms of the Portuguese educational system. The research was made through a phenomenographic perspective using a sample of 48 students from the 9th, 12th and 4th year of college graduation. We explored conceptions on what learning is and, for the first time, several dimensions of the learning phenomenon, specifically in what concerns the function of learning and what is needed in order to learn. Data was obtained through recorded interviews, fully transcript and subject to content analysis (Grácio, 2002). There have been identifies not only conceptions already referred in previous literature but also new conceptions on learning. Data will be analysed and their educational consequences discussed. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2010-11-22T19:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/269 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GRÁCIO, Maria Luísa Fonseca; CHALETA, Maria Elisa Rolo; ROSÁRIO, Pedro - Conceptualizações sobre o aprender ao longo da escolaridade. Revista Interacções. Nº6 (2007), p.197-214 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137020231024640 |