Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16587 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_deaff5cedc6d311e2b8b7e2b5ad31d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de EstágioCriançaPrática EducativaPerfil duploMetodologia de Investigação-açãoChildEducational PracticeDouble profileAction Research MethodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem.This internship report, a partial requirement for obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to present and explore the training path developed in the two educational contexts within the scope of Educational Practice Supervisioned. This document sought to present made the mobilization of scientific, methodological, didactic and pedagogical knowledge that supported the practice, as well as presents the construction of the professional identity with a double profile of the master's student. The approach to the action-research methodology, characterized by four cyclical and dynamic stages of observation, planning, action and reflection, contributed to the construction of a reflective, critical and investigative professional attitude, providing the articulation between theoretical knowledge and practice. It should be noted, the predominant role of collaborative work between different educational actors in the construction and sharing of knowledge throughout the course. This collaborative work boosted the development of professional and personal skills of the trainee teacher, with the aim of promoting innovative and transformative educational practices, where the child is the center of the teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Isabel Cardoso2020-12-16T12:45:33Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16587TID:202698858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:45ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pinto, Isabel Cardoso Criança Prática Educativa Perfil duplo Metodologia de Investigação-ação Child Educational Practice Double profile Action Research Methodology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Pinto, Isabel Cardoso |
author_facet |
Pinto, Isabel Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Isabel Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Prática Educativa Perfil duplo Metodologia de Investigação-ação Child Educational Practice Double profile Action Research Methodology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Prática Educativa Perfil duplo Metodologia de Investigação-ação Child Educational Practice Double profile Action Research Methodology Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16T12:45:33Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16587 TID:202698858 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16587 |
identifier_str_mv |
TID:202698858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302352570613760 |