Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Isabel Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16587
Resumo: O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_deaff5cedc6d311e2b8b7e2b5ad31d39
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioCriançaPrática EducativaPerfil duploMetodologia de Investigação-açãoChildEducational PracticeDouble profileAction Research MethodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem.This internship report, a partial requirement for obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to present and explore the training path developed in the two educational contexts within the scope of Educational Practice Supervisioned. This document sought to present made the mobilization of scientific, methodological, didactic and pedagogical knowledge that supported the practice, as well as presents the construction of the professional identity with a double profile of the master's student. The approach to the action-research methodology, characterized by four cyclical and dynamic stages of observation, planning, action and reflection, contributed to the construction of a reflective, critical and investigative professional attitude, providing the articulation between theoretical knowledge and practice. It should be noted, the predominant role of collaborative work between different educational actors in the construction and sharing of knowledge throughout the course. This collaborative work boosted the development of professional and personal skills of the trainee teacher, with the aim of promoting innovative and transformative educational practices, where the child is the center of the teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Isabel Cardoso2020-12-16T12:45:33Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16587TID:202698858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Pinto, Isabel Cardoso
Criança
Prática Educativa
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-ação
Child
Educational Practice
Double profile
Action Research Methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Pinto, Isabel Cardoso
author_facet Pinto, Isabel Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Isabel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Prática Educativa
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-ação
Child
Educational Practice
Double profile
Action Research Methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Prática Educativa
Perfil duplo
Metodologia de Investigação-ação
Child
Educational Practice
Double profile
Action Research Methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar e explorar o percurso formativo desenvolvido nos dois contextos educativos no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Neste documento procurou-se apresentar a mobilização dos conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática pedagógica, assim como apresenta a construção da identidade profissional de perfil duplo da mestranda. A aproximação à metodologia de investigação-ação, caracterizada por quatro etapas cíclicas e dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, contribuiu para a construção de uma atitude profissional reflexiva, crítica e investigativa, proporcionando a articulação entre saber teórico e a prática. De salientar, o papel preponderante do trabalho colaborativo entre os diferentes atores educativos na construção e partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Este trabalho colaborativo potenciou o desenvolvimento de capacidades profissionais e pessoais da docente estagiária, com o intuito de promover práticas educativas inovadoras e transformadoras, onde a criança é o centro do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T12:45:33Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16587
TID:202698858
url http://hdl.handle.net/10400.22/16587
identifier_str_mv TID:202698858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302352570613760