O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elsa Maria de Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8581
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança
id RCAP_dfb7dd4066bdd1769e5a630e5a59954e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalTécnica de dança clássicaMusicalidadeDinâmica de movimentoClassical dance techniqueMusicalityMovement dynamicsRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da DançaO presente relatório, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, foi realizado na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional – EADCN, na disciplina de TDC, com o 3º Ano de dança, turma de raparigas. Para além do estímulo motivacional provocado pela música, o nosso estudo teve por objetivo aferir o papel catalisador que a música desempenha na realização técnica do movimento e na sua dinâmica, na aula de Técnica de Dança Clássica - TDC. Para o desenvolvimento do nosso estudo, partimos de uma pesquisa bibliográfica e de outros elementos teóricos que se tornaram fundamentais para o nosso conhecimento e contribuíram para que tivéssemos uma ação pedagógica mais eficaz. Partimos de uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à área da educação e pedagogia, apoiando-nos em instrumentos técnicos próprios da investigação-ação. A nossa ação centrou-se na aula de TDC e teve sempre em conta as etapas fundamentais próprias do nosso método de estudo: planificação, ação, reflexão e reformulação. Após a recolha, análise dos dados e término do estágio, prosseguimos com uma reflexão final que possibilitou verificar e concluir que a nossa intervenção pedagógica foi um fator positivo e contribuiu, de forma breve, para a aprendizagem das alunas, no controlo da dinâmica do seu movimento, na sua execução técnica e consequentemente na sua prestação interpretativa, “dançar a música”.ABSTRACT - This report was written for the course of Master’s Degree in Dance Education, it was made at National Dance Consevatoire – EADCN, in the class of classical dance thecnique, with the girls of 3rd grade in dance. Besides the motivational stimulation provided by music, the main goal of this report is to reinforce the role that music has as a catalist in the correct thecnical execution of the movement and in its dynamics, in the class of classical dance thecnique. To develop our study, we started from a small bibliographic research and some theoretical elements that later became very importante for our knowledge and contributed greatly for a much more effective teaching action. We set out from a method of qualitative investigation aplied to the area of education and pedagogy, supported by the appropriate technical instruments of investigation-action. Our action was focused on the class of classical dance thecnique and has had in consideration the fundamental stages that are known to our method of study: planning, acting, reflecting and reforming. After gathering and analising the data, and after the internship was over, we had a final reflexion that allowed us to conclude that our teaching intervention was a positive factor and contributed, although briefly, to the students learning, in the control of their thecnical execution of the movement dynamic and consequently in their interprative performance, “dancing the music”.Neves, Isabel Maria Neto de Almeida Duarte CraveiraRCIPLAlmeida, Elsa Maria de Barros2018-06-06T13:51:00Z2017-12-132017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8581TID:201783495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:19.187060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Almeida, Elsa Maria de Barros
Técnica de dança clássica
Musicalidade
Dinâmica de movimento
Classical dance technique
Musicality
Movement dynamics
title_short O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_sort O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
author Almeida, Elsa Maria de Barros
author_facet Almeida, Elsa Maria de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Isabel Maria Neto de Almeida Duarte Craveira
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elsa Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Musicalidade
Dinâmica de movimento
Classical dance technique
Musicality
Movement dynamics
topic Técnica de dança clássica
Musicalidade
Dinâmica de movimento
Classical dance technique
Musicality
Movement dynamics
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2017-12-13T00:00:00Z
2018-06-06T13:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8581
TID:201783495
url http://hdl.handle.net/10400.21/8581
identifier_str_mv TID:201783495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435189526528