O “terremoto” na educação provocado pelo Marquês de Pombal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28704 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as transformações decorrentes das intervenções políticas e administrativas feitas pelo Marquês de Pombal, enquanto Primeiro-Ministro. É destacado o contexto pós terremoto de 1755, dando ênfase para as transformações urbanas em recurso e a remodelação do sistema de educação de Portugal e de todo o seu vasto império colonial. A expulsão dos jesuítas e a penetração das ideias iluministas deram ensejo a transformações no âmbito do ensino. A criação do Colégio dos Nobres e principalmente as reformas da Universidade de Coimbra fizeram que modelos pedagógicos fossem revistos. Tais modificações sinalizam para um novo momento da história de Portugal que foi possível graças ao “terremoto” provocado pelo Marquês de Pombal. |
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O “terremoto” na educação provocado pelo Marquês de PombalThe “earthquake” in the education caused by the Marquis of PombalEl “terremoto” en la educacion causado por el Marqués de PombalLe “ tremblement” dans l'éducation provoqué pour le Marquis de PombalEducaçãoPombal, Marquês de, 1699-1782LisboaIluminismoJesuítasEste artigo tem como objetivo apresentar as transformações decorrentes das intervenções políticas e administrativas feitas pelo Marquês de Pombal, enquanto Primeiro-Ministro. É destacado o contexto pós terremoto de 1755, dando ênfase para as transformações urbanas em recurso e a remodelação do sistema de educação de Portugal e de todo o seu vasto império colonial. A expulsão dos jesuítas e a penetração das ideias iluministas deram ensejo a transformações no âmbito do ensino. A criação do Colégio dos Nobres e principalmente as reformas da Universidade de Coimbra fizeram que modelos pedagógicos fossem revistos. Tais modificações sinalizam para um novo momento da história de Portugal que foi possível graças ao “terremoto” provocado pelo Marquês de Pombal.This article aims to present the changes resulting from the political and administrative interventions made by the Marquis of Pombal as Prime Minister. It highlighted the post-earthquake context of 1755, with emphasis on the urban transformations in resource and remodeling the education system in Portugal and in its vast colonial empire. The expulsion of the Jesuits and the penetration of the Enlightenment ideas supported changes in teaching. The creation of the College of Nobles and especially the reform of the University of Coimbra led to revisions in the pedagogical models. Such changes pointed to a new moment in the history of Portugal which was possible thanks to the “earthquake “ caused by the Marquis of Pombal.Este artículo tiene como objetivo presentar las modificaciones resultantes de las intervenciones políticas y administrativas realizadas por el Marqués de Pombal como Primer Ministro. Se puso de relieve el contexto posterior al terremoto de 1755, con énfasis en las transformaciones urbanas en recurso y la remodelación del sistema de educación Portugal y su vasto imperio colonial. La expulsión de los jesuitas y la penetración de las ideas ilustradas dieron lugar a cambios en la enseñanza. La creación del Colegio de Nobles y en especial las reformas de la Universidad de Coimbra hicieron que se revisaron los modelos pedagógicos. Tales cambios indican un nuevo momento en la historia de Portugal que fue posible gracias al “terremoto” causado por el Marqués de Pombal.Cet article a l’objectif de présenter les transformations résultantes des interventions politiques et administratives réalisées pour le Marquis de Pombal,quand il était premier ministre. Nous détachons le contexte après le tremblement de 1755,en détachant les transformations urbaines et un noveau modèle du système éducatif portugais et de tout le vaste empire colonial. L’expulsion des jésuites et la pénétration des idées des lumières ont donné l’opportunité de transformations dans les sphères d’enseignement. La création du Collége des Nobles et principalement les réformes de l’Université de Coimbra ont fait que des modèles pédagogiques fussent révisés.Telles modifications indiquent un noveau moment de l’histoire du Portugal qui a été possible grâce au ‘’tremblement’’provoqué pour Marquis de Pombal.Repositório da Universidade de LisboaAssunção, Paulo2017-08-21T08:31:04Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28704por2446-7189info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:53.468643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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