AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elbert, Harlei
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119
Resumo: A presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênio
id RCAP_e1efed0cb0ffcce06f4bbb0fe2fa5465
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERIThe Brazilian Songs of Camargo GuarnieriMusicSongCamargo GuarnieriMúsicaCançãoCamargo GuarnieriA presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênioThe presence of vocal music in the Brazilian composer Camargo Guarnieri (1907-1993) production is really remarkable. Along seventy years of uninterrupted activities since 1923, he wrote his songs in partnership with renowned poets. The present paper discusses the opening of new composition ways based on Guarnieri musical practice of choosing lyrics written in Portuguese, AfroBrazilian and Amerindian languages. The presence of Mario de Andrade (1893-1945) throughout the Modernist Movement as the true intellectual mentor of a generation living in the feverish metropolis of São Paulo is taken into consideration. It also tries to analyse the main subjects employed by Guarnieri, his reincidences and desistances, stressing aspects relative to the prosody such as the application of musical metrics to transcribe the poetic metrics. Due consideration is given to poems, essays and other literary genders common in the 1920`s that are present in relevant Guarnieri`s vocal pieces. From this point of view this paper discusses the mosaic of ideas upon which the composer based his work and the valuation of this plurality in a environment in syntony with the new millennium.MUNDIS2014-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 3 (2014): 18.ª Edição | ERAS; 1-271647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119/116Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessElbert, Harlei2022-09-05T13:57:43Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:48.195220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
The Brazilian Songs of Camargo Guarnieri
title AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
spellingShingle AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
Elbert, Harlei
Music
Song
Camargo Guarnieri
Música
Canção
Camargo Guarnieri
title_short AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
title_full AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
title_fullStr AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
title_full_unstemmed AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
title_sort AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
author Elbert, Harlei
author_facet Elbert, Harlei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elbert, Harlei
dc.subject.por.fl_str_mv Music
Song
Camargo Guarnieri
Música
Canção
Camargo Guarnieri
topic Music
Song
Camargo Guarnieri
Música
Canção
Camargo Guarnieri
description A presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênio
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119/116
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 3 (2014): 18.ª Edição | ERAS; 1-27
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978555596800