AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119 |
Resumo: | A presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênio |
id |
RCAP_e1efed0cb0ffcce06f4bbb0fe2fa5465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERIThe Brazilian Songs of Camargo GuarnieriMusicSongCamargo GuarnieriMúsicaCançãoCamargo GuarnieriA presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênioThe presence of vocal music in the Brazilian composer Camargo Guarnieri (1907-1993) production is really remarkable. Along seventy years of uninterrupted activities since 1923, he wrote his songs in partnership with renowned poets. The present paper discusses the opening of new composition ways based on Guarnieri musical practice of choosing lyrics written in Portuguese, AfroBrazilian and Amerindian languages. The presence of Mario de Andrade (1893-1945) throughout the Modernist Movement as the true intellectual mentor of a generation living in the feverish metropolis of São Paulo is taken into consideration. It also tries to analyse the main subjects employed by Guarnieri, his reincidences and desistances, stressing aspects relative to the prosody such as the application of musical metrics to transcribe the poetic metrics. Due consideration is given to poems, essays and other literary genders common in the 1920`s that are present in relevant Guarnieri`s vocal pieces. From this point of view this paper discusses the mosaic of ideas upon which the composer based his work and the valuation of this plurality in a environment in syntony with the new millennium.MUNDIS2014-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 3 (2014): 18.ª Edição | ERAS; 1-271647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119/116Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessElbert, Harlei2022-09-05T13:57:43Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:48.195220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI The Brazilian Songs of Camargo Guarnieri |
title |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
spellingShingle |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI Elbert, Harlei Music Song Camargo Guarnieri Música Canção Camargo Guarnieri |
title_short |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
title_full |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
title_fullStr |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
title_full_unstemmed |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
title_sort |
AS CANÇÕES BRASILEIRAS DE CAMARGO GUARNIERI |
author |
Elbert, Harlei |
author_facet |
Elbert, Harlei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elbert, Harlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Music Song Camargo Guarnieri Música Canção Camargo Guarnieri |
topic |
Music Song Camargo Guarnieri Música Canção Camargo Guarnieri |
description |
A presença da música vocal na produção do compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993) é extremamente marcante. Suas canções foram produzidas ao longo de setenta anos de atividades ininterruptas, escritas a partir de 1923 e em parceria com poetas consagrados. O presente trabalho tece algumas considerações sobre a construção de novos caminhos compositivos a partir dessa prática musical de Guarnieri, que sempre escolheu textos em idioma português, afro-brasileiro e ameríndio. Faz alusão a Mário de Andrade (1893-1945) e sua presença em todo o desenrolar do Movimento Modernista, atuando como verdadeiro mentor intelectual de uma geração que vivia na efervescente São Paulo metropolitana. Procura refletir sobre os principais materiais utilizados por Guarnieri, suas reincidências e desistências, evidenciando inclusive aspectos ligados à prosódia, como as aplicações das métricas musicais que transcrevem as métricas poéticas. Há que se considerar os poemas, ensaios e demais gêneros literários que circulavam no entorno dos anos 1920 e que aparecem em significativas obras vocais guarnierianas. Sob esta ótica, discute-se o mosaico de ideias em que se ancorou o compositor em foco e a valorização dessa pluralidade num ambiente sintonizado com o novo milênio |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/119/116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 5 N.º 3 (2014): 18.ª Edição | ERAS; 1-27 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978555596800 |