Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andreia Resende Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29728
Resumo: Ao longo do estágio curricular realizado na marca DelightFULL, surgiu o interesse em compreender de que forma a marca estruturava e delineava as suas estratégias de comunicação, tendo em conta a sua abrangência global e a diversidade de mercados onde atua. À medida que a integração na marca foi evoluindo, tornou-se percetível que a sua comunicação nem sempre era adaptada ou personalizada consoante o mercado para o qual esta estava a comunicar. Este fator fazia com que as estratégias nem sempre fossem suficientemente eficazes e que não permitissem por vezes alcançar os objetivos estabelecidos pela marca, chegando a tornar-se ser mal percecionada por parte de alguns potenciais clientes que se mostravam desagradados com algumas estratégias. Tornou-se então foco de interesse compreender quais os ajustes e sugestões necessários de forma a melhorar a experiência que a marca oferece aos seus clientes e potenciais clientes. Tendo isto em conta foi desenvolvida uma revisão da literatura focada em temas como o luxo, as marcas de luxo, os seus consumidores e a sua comunicação bem como o tema da adaptação cultural. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, tendo em conta a necessidade de compreender comportamentos e práticas da marca. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semiestruturadas a membros da DelightFULL e a consumidores de luxo para a recolha de dados primários e através da observação e de documentos internos como fonte de dados secundários. O objetivo deste relatório passa por sugerir um conjunto de alterações às estratégias da marca tendo como base a estrutura da marca, a perceção e aspetos valorizados pelos consumidores de luxo assim como os fatores a ter em conta na adaptação cultural, segundo modelos de autores-chave da revisão da literatura.
id RCAP_e506fd2371d23e854e9383819a2c1e87
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet GroupMarca de luxoConsumidor de luxoComunicação de uma marca de luxoAdaptação CulturalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAo longo do estágio curricular realizado na marca DelightFULL, surgiu o interesse em compreender de que forma a marca estruturava e delineava as suas estratégias de comunicação, tendo em conta a sua abrangência global e a diversidade de mercados onde atua. À medida que a integração na marca foi evoluindo, tornou-se percetível que a sua comunicação nem sempre era adaptada ou personalizada consoante o mercado para o qual esta estava a comunicar. Este fator fazia com que as estratégias nem sempre fossem suficientemente eficazes e que não permitissem por vezes alcançar os objetivos estabelecidos pela marca, chegando a tornar-se ser mal percecionada por parte de alguns potenciais clientes que se mostravam desagradados com algumas estratégias. Tornou-se então foco de interesse compreender quais os ajustes e sugestões necessários de forma a melhorar a experiência que a marca oferece aos seus clientes e potenciais clientes. Tendo isto em conta foi desenvolvida uma revisão da literatura focada em temas como o luxo, as marcas de luxo, os seus consumidores e a sua comunicação bem como o tema da adaptação cultural. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, tendo em conta a necessidade de compreender comportamentos e práticas da marca. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semiestruturadas a membros da DelightFULL e a consumidores de luxo para a recolha de dados primários e através da observação e de documentos internos como fonte de dados secundários. O objetivo deste relatório passa por sugerir um conjunto de alterações às estratégias da marca tendo como base a estrutura da marca, a perceção e aspetos valorizados pelos consumidores de luxo assim como os fatores a ter em conta na adaptação cultural, segundo modelos de autores-chave da revisão da literatura.Alves, CaetanoRepositório ComumCosta, Andreia Resende Gomes da2019-09-20T10:08:41Z2019-09-16T00:00:00Z2019-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29728202284140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:09.306032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
title Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
spellingShingle Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
Costa, Andreia Resende Gomes da
Marca de luxo
Consumidor de luxo
Comunicação de uma marca de luxo
Adaptação Cultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
title_full Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
title_fullStr Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
title_full_unstemmed Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
title_sort Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet Group
author Costa, Andreia Resende Gomes da
author_facet Costa, Andreia Resende Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Caetano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andreia Resende Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Marca de luxo
Consumidor de luxo
Comunicação de uma marca de luxo
Adaptação Cultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marca de luxo
Consumidor de luxo
Comunicação de uma marca de luxo
Adaptação Cultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Ao longo do estágio curricular realizado na marca DelightFULL, surgiu o interesse em compreender de que forma a marca estruturava e delineava as suas estratégias de comunicação, tendo em conta a sua abrangência global e a diversidade de mercados onde atua. À medida que a integração na marca foi evoluindo, tornou-se percetível que a sua comunicação nem sempre era adaptada ou personalizada consoante o mercado para o qual esta estava a comunicar. Este fator fazia com que as estratégias nem sempre fossem suficientemente eficazes e que não permitissem por vezes alcançar os objetivos estabelecidos pela marca, chegando a tornar-se ser mal percecionada por parte de alguns potenciais clientes que se mostravam desagradados com algumas estratégias. Tornou-se então foco de interesse compreender quais os ajustes e sugestões necessários de forma a melhorar a experiência que a marca oferece aos seus clientes e potenciais clientes. Tendo isto em conta foi desenvolvida uma revisão da literatura focada em temas como o luxo, as marcas de luxo, os seus consumidores e a sua comunicação bem como o tema da adaptação cultural. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, tendo em conta a necessidade de compreender comportamentos e práticas da marca. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semiestruturadas a membros da DelightFULL e a consumidores de luxo para a recolha de dados primários e através da observação e de documentos internos como fonte de dados secundários. O objetivo deste relatório passa por sugerir um conjunto de alterações às estratégias da marca tendo como base a estrutura da marca, a perceção e aspetos valorizados pelos consumidores de luxo assim como os fatores a ter em conta na adaptação cultural, segundo modelos de autores-chave da revisão da literatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T10:08:41Z
2019-09-16T00:00:00Z
2019-09-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29728
202284140
url http://hdl.handle.net/10400.26/29728
identifier_str_mv 202284140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130008452595712