Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wulf, Christoph
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13026
Resumo: Na era do Antropoceno, as condições, objetivos e processos da formação educacional devem ser fundamentalmente revisados. São impostergáveis a preocupação com o futuro do planeta e a necessidade de se colocar em prática maneiras de agir solidárias que transponham barreiras políticas e culturais. No Antropoceno, a era em que os seres humanos determinam o destino do planeta, os efeitos indesejados da industrialização e da modernização tornam-se um desafio ameaçador. A eles fazem parte a mudança climática, a destruição da biodiversidade, a perturbação de ciclos biogeoquímicos, a acidificação dos oceanos e a poluição do planeta, com comprometimento dos meios de subsistência de seres humanos, animais e plantas. Para contrariar esses desdobramentos desastrosos, a comunidade internacional desenvolveu a concepção de desenvolvimento sustentável, que só pode ser realizada com solidariedade. Educação, formação e socialização têm importância central nesse esforço. É necessário pesquisar que papel desempenham, por exemplo, processos miméticos, rituais e gestuais, que potenciais de transformação eles têm e como eles podem ser utilizados.
id RCAP_e55b3a50e3b4c6194f85f89421bcc9ff
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestosEDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELEDUCATIONSUSTAINABLE DEVELOPMENTNa era do Antropoceno, as condições, objetivos e processos da formação educacional devem ser fundamentalmente revisados. São impostergáveis a preocupação com o futuro do planeta e a necessidade de se colocar em prática maneiras de agir solidárias que transponham barreiras políticas e culturais. No Antropoceno, a era em que os seres humanos determinam o destino do planeta, os efeitos indesejados da industrialização e da modernização tornam-se um desafio ameaçador. A eles fazem parte a mudança climática, a destruição da biodiversidade, a perturbação de ciclos biogeoquímicos, a acidificação dos oceanos e a poluição do planeta, com comprometimento dos meios de subsistência de seres humanos, animais e plantas. Para contrariar esses desdobramentos desastrosos, a comunidade internacional desenvolveu a concepção de desenvolvimento sustentável, que só pode ser realizada com solidariedade. Educação, formação e socialização têm importância central nesse esforço. É necessário pesquisar que papel desempenham, por exemplo, processos miméticos, rituais e gestuais, que potenciais de transformação eles têm e como eles podem ser utilizados.In the age of the Anthropocene, the conditions, goals, and practices of education must be fundamentally reexamined. Concern for the future of the planet and the need to act in solidarity across political and cultural boundaries are imperative. In the Anthropocene, the age of humans determining the fate of the planet, the unintended effects of industrialization and modernization are becoming a threatening challenge. These include climate change, the destruction of biodiversity, disturbed biogeochemical cycles, ocean acidification, and the pollution of the planet with threats to the livelihoods of humans, animals, and plants. To counteract these disastrous developments, the world community has outlined the vision of sustainable development, which can only be realized through solidarity. Education and socialization are of central importance for this. Research is needed on the role of mimetic, ritual and gestural processes, their potential for change and how they can be used.À l›ère de l›Anthropocène, les conditions, les objectifs et les procédures de l›éducation doivent être fondamentalement revus. Il est impératif de se préoccuper de l›avenir de la planète et d›agir de manière solidaire audelà des frontières politiques et culturelles. Dans l›Anthropocène, l›ère où les humains déterminent le sort de la planète, les effets involontaires de l›industrialisation et de la modernisation deviennent un défi menaçant. Il s›agit notamment du changement climatique, de la destruction de la biodiversité, de la perturbation des cycles biogéochimiques, de l›acidification des océans et de la pollution de la planète, qui menace les moyens de subsistance des humains, des animaux et des plantes. Afin de contrer ces évolutions désastreuses, la communauté mondiale a élaboré la vision du développement durable, qui ne peut être réalisée que par la solidarité. L›éducation, l›instruction et la socialisation sont d›une importance capitale à cet égard. Il est nécessaire de mener des recherches sur le rôle joué, par exemple, par les processus mimétiques, rituels et gestuels, leur potentiel de changement et la manière dont ils peuvent être utilisés.En la era del Antropoceno, las condiciones, los objetivos y los procedimientos de la educación deben ser revisados fundamentalmente. La preocupación por el futuro del planeta y la necesidad de actuar solidariamente más allá de las fronteras políticas y culturales son imperativas. En el Antropoceno, la era en la que los seres humanos determinan el destino del planeta, los efectos no deseados de la industrialización y la modernización se están convirtiendo en un reto amenazador. Entre ellos se encuentran el cambio climático, la destrucción de la biodiversidad, la alteración de los ciclos biogeoquímicos, la acidificación de los océanos y la contaminación del planeta con la amenaza que supone para los medios de vida de los seres humanos, los animales y las plantas. Para contrarrestar esta desastrosa evolución, la comunidad mundial ha elaborado la visión del desarrollo sostenible, que sólo puede realizarse mediante la solidaridad. Para ello, la crianza, la educación y la socialización son fundamentales. Es necesario investigar el papel que desempeñan, por ejemplo, los procesos miméticos, rituales y gestuales, su potencial de cambio y cómo pueden utilizarse.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T14:52:36Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13026por1645-7250Wulf, Christophinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:02.471186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
title Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
spellingShingle Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
Wulf, Christoph
EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EDUCATION
SUSTAINABLE DEVELOPMENT
title_short Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
title_full Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
title_fullStr Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
title_full_unstemmed Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
title_sort Educação para o desenvolvimento sustentável no Antropoceno: mimese, rituais, gestos
author Wulf, Christoph
author_facet Wulf, Christoph
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wulf, Christoph
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EDUCATION
SUSTAINABLE DEVELOPMENT
topic EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EDUCATION
SUSTAINABLE DEVELOPMENT
description Na era do Antropoceno, as condições, objetivos e processos da formação educacional devem ser fundamentalmente revisados. São impostergáveis a preocupação com o futuro do planeta e a necessidade de se colocar em prática maneiras de agir solidárias que transponham barreiras políticas e culturais. No Antropoceno, a era em que os seres humanos determinam o destino do planeta, os efeitos indesejados da industrialização e da modernização tornam-se um desafio ameaçador. A eles fazem parte a mudança climática, a destruição da biodiversidade, a perturbação de ciclos biogeoquímicos, a acidificação dos oceanos e a poluição do planeta, com comprometimento dos meios de subsistência de seres humanos, animais e plantas. Para contrariar esses desdobramentos desastrosos, a comunidade internacional desenvolveu a concepção de desenvolvimento sustentável, que só pode ser realizada com solidariedade. Educação, formação e socialização têm importância central nesse esforço. É necessário pesquisar que papel desempenham, por exemplo, processos miméticos, rituais e gestuais, que potenciais de transformação eles têm e como eles podem ser utilizados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-12T14:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13026
url http://hdl.handle.net/10437/13026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131207669121024