Melhoria do comportamento adaptativo numa criança com Síndrome de Williams, através de sistemas de crédito e reforço positivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Mónica Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21915
Resumo: Este projeto surgiu da necessidade de promover a melhoria do comportamento adaptativo ao nível da autonomia, de uma criança de 7 anos com Síndrome de Williams e foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação-ação. Após a análise do desenvolvimento geral do comportamento adaptativo da criança, a mestranda propôs intervir ao nível da autonomia nas idas à casa de banho, na lavagem dos dentes e no vestir, despir e calçar. Para fomentar evoluções ao nível do comportamento adaptativo foram utilizadas essencialmente duas estratégias de mudança de comportamento: sistemas de crédito e reforço positivo, estas estratégias estavam presentes em todas as atividades propostas e realizadas pela criança. O processo de intervenção foi realizado pela mestranda, em parceria com a equipa educativa e a família. Deste modo a intervenção teve um grande acompanhamento e continuidade em todos os ambientes em que a criança se insere. As estratégias de intervenção utilizadas e a relação de parceria estabelecida com a equipa educativa e com a família permitiram melhorar a autonomia da criança, ao nível dos objetivos propostos: idas à casa de banho, lavagens de dentes, e vestir, despir e calçar. Este projeto mostrou-se bastante relevante para a aluna, pois além de melhorar o comportamento adaptativo tornou-se mais autónoma e independente, nas idas à casa de banho, lavagem dos dentes, vestir, despir e calçar.
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